Com informações da PM de Camaçari
Decom , Camaçari |
02/12/2013 às 17:55
urbanização melhora aspecto dos locais
Foto: Agnaldo Silva
Estão concluídas as obras do Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari realizadas no trecho que vai da avenida Tupinambás à 28 de Setembro. A data de entrega do novo equipamento à população será divulgada posteriormente pela administração municipal.
As obras foram finalizadas no sábado (30/11) com os serviços de sinalização das vias e de arborização dos espaços. No local, foram realizados diversos serviços que vão colaborar com as questões ambientais dentro e fora do rio Camaçari, melhorar a mobilidade urbana no centro da cidade e proporcionar lazer e diversão à população a partir da implantação de diversos equipamento públicos na região.
Para preservar o rio e retirar os esgotos que eram desembocados no local, o sistema de esgotamento sanitário foi todo refeito. Além disso, dentro do rio, foram realizados os serviços de drenagem e também de construção do muro de flexão, intervenções que possibilitam o melhor escoamento das águas e evitam enchentes e inundações.
No trecho ainda foram construídas duas vias, uma em cada margem do rio, que contabilizam 364 metros lineares cada. Em paralelo as vias, os ciclistas e adeptos de atividades físicas poderão desfrutar de um espaço para as práticas esportivas, pois foram construídas uma pista de cooper e uma ciclovia com a mesma extensão da via.
Os moradores poderão contar ainda com duas áreas de convivência instaladas ao longo do trecho, três quiosques comerciais edificados em alvenaria e madeira e dois pergolados, ou seja, estrutura de madeira utilizada em áreas externas próprias para criação de plantas rameiras.
Para proporcionar maior segurança aos transeuntes e motoristas, todo o trecho recebeu iluminação pública com lâmpadas de vapor metálico que emitem luz branca e garantem maior visibilidade.
Durante as obras, a Prefeitura, através da Sehab (Secretaria da Habitação), realizou a retirada das famílias e de empreendimentos comerciais construídos à beira do rio, área considerada de risco ou de proteção ambiental. As famílias foram reassentadas para os empreendimentos Praia da Penha e Residencial Lucaia, ambos do programa Minha Casa, Minha Vida.