Veja nota da Prefeitura Municipal de Salvador
Carolina Parada , Salvador |
25/11/2013 às 19:09
A Secretaria Municipal da Educação (SMED) informa que, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, está investigando o que provocou o mal estar de 38 alunos e um funcionário da Escola Municipal Jardim Santo Inácio na manhã desta segunda-feira (25). As 39 pessoas apresentaram sintomas como diarreia, vômito, dor de cabeça e desconforto abdominal (em conjunto ou isolados) cerca de 1 hora após ingerirem a sopa servida na merenda. Os 178 alunos que estavam na unidade no turno ingeriram o alimento, bem como professores e demais funcionários.
Técnicos do Programa de Alimentação Escolar da SMED estiveram na unidade escolar buscando identificar o que teria causado o incidente e acionaram imediatamente a Vigilância Sanitária e Epidemiólogica. No inicio da tarde, técnicos da Vigilância iniciaram uma inspeção no local. Como não havia restos do alimento servido, foi recolhida amostra da água e iniciada uma busca por pacientes para realização de exames complementares que possam esclarecer se houve um surto alimentar e o que teria causado este surto. Entretanto, a causa só poderá ser confirmada após a conclusão do laudo.
É importante ressaltar que a sopa foi produzida horas antes de ser servida e apenas para o consumo dos alunos do turno matutino. Além disso, a SMED reforça que o Programa de Alimentação Escolar é feito de forma criteriosa, com acompanhamento de nutricionistas e técnicos de controle de qualidade que atuam desde a distribuição, passando pelo armazenamento e produção do cardápio. Todo atendimento e suporte necessários aos alunos, pais, funcionários e equipe gestora foram prestados por coordenadores e técnicos da SMED imediatamente