Salvador

PREFEITURA entrega 200 títulos posse em V. Canária e quadra na Valéria

Vide
Agecom , da redação em Salvador | 23/11/2013 às 19:55
ACM neto entrega quadra e bate pênalti
Foto: Max Haack
O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, entregaram hoje (23), no Salão do Esporte Clube Ypiranga, 200 títulos de posse a famílias do bairro de Vila Canária que regularizaram a situação dos imóveis em que residem através do programa Casa Legal. O programa, além de dar dignidade às pessoas, serve para garantir estabilidade aos proprietários de imóveis, como já aconteceu no Bairro da Paz e começa a ser realidade também em Canabrava. Outros bairros ainda serão beneficiados ao longo dos quatro anos de governo.

“Ninguém mais vai poder trazer qualquer tipo de ameaça, e foi com esse objetivo que resolvemos lançar o programa Casa Legal, que tem como objetivo garantir título de posse a 30 mil famílias. Nosso projeto é, inclusive, ampliar ainda mais esse número”, afirmou o prefeito. Neto também lembrou que a posse do imóvel só é garantida se o documento dado pela Prefeitura for registrado em cartório, que realiza o procedimento de maneira gratuita graças a um acordo firmado com a administração municipal.

O programa Casa Legal é voltado para famílias com até seis salários mínimos que ocupam áreas do município, regularizando a situação com base nos parâmetros estabelecidos em lei. O morador tanto pode ir até o posto avançado da Sindec ou à sede do órgão nos Barris, onde é feito um cadastro físico e socioeconômico. O terreno deve ter até 250m² de área já construída e pode ser utilizada como área comercial se for para complementação de renda da família.

A Sindec conta com um posto avançado em cada uma das 19 localidades contempladas com o programa, sendo os principais em Canabrava, na Escola Municipal, no Bairro da Paz, na Praça da Paz Celestial, na Vila Canária, na Escola Manuel Clemente Ferreira, e na sede do órgão nos Barris. Os demais bairros agraciados com o programa Casa Legal são: Alto do Coqueirinho, Nova Brasília de Itapuã, Fazenda Grande do Retiro, IAPI, Bate Coração, Arraial do Retiro, Águas Claras, Baixa do Camurujipe, Engomadeira, Nova Constituinte, Nova Mata Escura, Amazonas, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Nova Brasília do Aeroporto, Gamboa de Baixo e Solar do Unhão e Alto da Esperança.

QUADRA DE ESPORTES

O prefeito ACM Neto entregou hoje (23) uma quadra de esportes em Valéria, oferecendo uma opção de lazer aos moradores da região. O equipamento faz parte de um programa para construção de quadras poliesportiva na cidade, através da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) com investimentos da ordem de R$ 112 mil empenhados pelo governo federal. O projeto para a construção da quadra começou a ser desenvolvido no começo do ano, quando numa de suas visitas aos bairros o prefeito identificou a necessidade de uma área de lazer na região. “Vi que a comunidade não possuía um espaço sequer para a prática de esportes e assumi esse compromisso no começo da gestão”, afirmou Neto.

Como resposta às reivindicações de moradores, o prefeito anunciou que em breve será disponibilizado um micro ônibus para o transporte de passageiros até a Estação Pirajá, além da elaboração de um projeto para construção de uma área de lazer destinada a crianças ao lado do local onde foi construída a quadra. Neto também comentou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria está finalizada, faltando apenas alguns detalhes para ser entregue à população. Foram anunciadas melhorias na infraestrutura das ruas do bairro, requalificando a malha viária dos locais com maior fluxo de veículos.