Vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
23/11/2013 às 09:18
Restaurante Grande Sertão
Foto: BJÁ
Acontece neste sábado o encontro dos Amigos de Serrinha, a maioria serrinhenses que mora em Salvador e promove, todos os anos, uma confraternização para curtir lembranças da cidade onde nasceram. O evento será no Restaurante Grande Sertão, Stiep, a partir do meio dia.
A expecativa de um dos organizadores do evento, Jorge Matos, é de que mais de 300 serrinhenses e seus familiares estarão presentes no local. Serrinhenses que moram na Serra também estarão presentes e confirma-se as presenças do prefeito Osni e do vice-prefeito Gika.
Vai ter de tudo um pouco: lançamento de livros, cantoria, apresentações de cantores da Serra e juras de amor. Esse tipo de confraternização vem se tornando uma praxe em Salvador e filhos de outros municípios também promovem eventos dessa natureza. A propósito, na próxima semana, 30, também no Grande Sertão acontece o encontro dos Filhos de Coaraci.
A realidade é que, Salvador, sempre foi o berço de milhares de pessoas que migraram do interior para a capital em busca de oportunidades. Isso se deu de forma mais intensa nos anos 1960 a 1990 quando a Bahia não tinha escolas de nível superior no interior do estado, o que forçava muita gente a migrar.
Hoje, a situaão melhorou um pouco porque já existem centros universitários e cursos técnicos em várias localidades do interior, inclusive Serrinha, o que garante que as pessoas permaneçam em suas cidades. Além disso, a industrialização se espalhou pelo interior o que ajuda a manter os filhos da terra em suas localidades.