Cordoaria é um povoado de Camaçari
Decom , Camaçari |
09/11/2013 às 10:19
População carente de Cordoaria atendeu ao chamado
Foto: Agnaldo Silva
Facilitar o acesso das famílias da localidade de Cordoaria, zona rural de Camaçari, aos serviços sociais disponibilizados pelos governos municipal, estadual e federal. Este foi o objetivo da ação realizada ontem, pela equipe do Bolsa Família Itinerante na Associação de Moradores da comunidade.
Foi feito o recadastramento de 70 famílias que já são beneficiadas pelo Bolsa Família em Cordoaria, das quais, 35 se auto-declaram quilombolas. Além disso, foi realizado o cadastramento dos interessados em participar do programa social.
Integrante da comunidade quilombola de Cordoaria, Fernanda da Luz aproveitou a ação para fazer o cadastramento no programa do governo Federal, coordenado no Município pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social). “Graças a essa ação pude me cadastrar no Bolsa Família”, falou.
Antiga moradora de Cordoaria, Bernadete Reis, aproveitou a ação para atualizar o cadastro no programa Bolsa Família e complementar o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), que pode garantir outros benefícios sociais principalmente para os quilombolas e famílias de povos tradicionais e de assentamentos.
Segundo o coordenador do programa Bolsa Família em Camaçari, Edmar Aragão, os dados coletados serão encaminhados para o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) com o objetivo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento de iniciativas específicas para o grupo. “Baseado nas informações colhidas faremos os encaminhamentos necessários”, falou.