Trecho da antiga sede de praia do Bahia é o primeiro a ser concluído dentro do projeto de requalificação desenvolvido pela Prefeitura
Agecom , da redação em Salvador |
12/10/2013 às 23:40
Local da antiga sede de praia do Bahia agora serve a toda população
Foto: Max Haack
Após sete meses de obras, a população de Salvador ganhou um novo trecho de orla na Boca do Rio. A obra, orçada em cerca de R$4 milhões com contrapartida da Odebrecht pela construção do emissário submarino, consiste em um parque completo de lazer com ciclovia, área de cooper e outras práticas esportivas, quiosques, bancos, mesas brinquedos infantis e equipamentos de ginástica, feitos em madeira e aço. A inauguração aconteceu na manhã deste sábado, em uma solenidade que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice, Célia Sacramento, secretários e dirigentes de órgãos.
Em discurso, o prefeito afirmou que a orla de Salvador vai passar por uma completa intervenção até o final de sua administração. “Vamos acabar com a favelização que tomou conta do nosso litoral e oferecer aos baianos e turistas a orla mais bonita do Brasil.”
A área de 80 mil m² também recebeu uma área livre com paisagismo, onde antes abrigava a sede de praia do Esporte Clube Bahia. No local, foi feito o rebaixamento do talude e implantação do gramado, para que as pessoas possam circular e apreciar o mar.
Também foi feita a ampliação da calçada com rampas de acessibilidade, implantação de posto salva-vidas, reforço na sinalização, reestruturação da iluminação com luminárias mais potentes e a construção de uma ponte sobre o Rio das Pedras, que liga o parque às quadras de esporte.
A intervenção contou, ainda, com a recuperação da pavimentação da Avenida Octávio Mangabeira, requalificação do estacionamento, instalação de sanitários públicos, bicicletário e ampliação da calçada com implantação de rampas de acessibilidade.
O objetivo da Prefeitura é valorizar o mirante para a praia e permitir mais uma área para o lazer na cidade. O trecho é o primeiro a ser concluído dentro do projeto de requalificação da orla de Salvador, que engloba desde a praia de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, até Itapuã. O trecho da Ribeira já está em obras e o da Barra começa na próxima segunda-feira.