Governador Wagner visita Via Expressa em inspeção na segunda-feira, 14
Tasso Franco , da redação em Salvador |
12/10/2013 às 16:14
Via Expressa em fase de conclusão da terceira etapa
Foto: BJÁ
O governador Jaques Wagner visita, nesta segunda-feira (14), às 8h, a obra da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Em fase de conclusão, a Via Expressa recebe os últimos retoques. Parte do acabamento itens de paisagismo e limpeza nos espaços em uso desde a primeira fase da construção foi concluída e entregue pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
O investimento total na intervenção viária, que diminuiu a distância entre a BR-324 e o bairro do Comércio, foi de R$ 480 milhões, feito em parceria pelos governos estadual e federal, por meio das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Infraestrutura (Seinfra).
No paisagismo aplicado nos canteiros centrais e laterais foram requalificados passeios e calçadas em concreto, plantados aproximadamente 10 mil metros quadrados de grama, além de plantas ornamentais, coqueiros e palmeiras. No traçado dos 4.297 quilômetros da Via Expressa que passa em Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte , existem dez faixas de tráfego (seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga), três túneis, 14 elevados, duas passarelas, pista de rolamento e passeios.
A Via Expressa é considerada uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ministério dos Transportes, com acompanhamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A obra expande as rotas de mobilidade urbana em Salvador, criando novos caminhos, como o que leva do Comércio e Calçada para o Iguatemi, a Avenida Barros Reis, a Baixa de Quintas ou a BR 324. A Via Expressa ainda liga diretamente todos esses pontos e o Cabula, facilitando o deslocamento entre este bairro e diversos pontos da cidade.
Roteiro da visita
Toda a visita será feita na via segregada e será disponibilizada uma van para a imprensa.
Às 7h30 - concentração no estacionamento do Extra (Rótula do Abacaxi)
Às 8h, saída pelo viaduto da Rótula; parada no viaduto da Baixa de Quintas; parada na entrada do túnel (Estrada da Rainha); atendimento à imprensa.