vide
Decom , Itabuna |
06/10/2013 às 12:18
A obra já começou
Foto: Gabriel de Oliveira
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna iniciou na quarta-feira, 2, o encascalhamento e patrolamento de cerca 10 quilômetros de estrada, no trecho entre a BR-415, na Califórnia, e a Ponte do Lourenço, no limite de Ilhéus. O trabalho está sendo feito em duas etapas, começando pelo trecho mais crítico de 4,5 quilômetros que estava intrafegável por causa dos buracos no principal acesso a Mutuns.
Esse trecho liga a sede do distrito até a Ponte do Lourenço, que estava há mais de um ano sem receber melhoria. O vice-presidente da Associação de Moradores Mutuns, Jackson Rodrigues Socorro, destacou que os buracos estavam impedindo o tráfego de ônibus até o ponto final. “As crianças estavam tendo de caminhar mais de dois quilômetros”, lembrou Jackson.
Já os agricultores estavam encontrando muita dificuldade para escoar a produção para o centro de Itabuna enquanto os trabalhadores eram obrigados a transportar as compras em animais ou nos próprios ombros. Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, o trabalho será concluído em até 15 dias, se não chover.
Bairros
Monteiro lembra que, além de Mutuns, a prefeitura está realizando melhorias na estrada e ramais da Roça do Povo, na região de Ferradas, e abrindo ruas diversos bairros de Itabuna, entre os quais Nova Esperança, Vila Anália e Parque Boa Vista. “Estávamos abandonados há 14 anos. Pela primeira vez um prefeito olha para os moradores da Rua 14 no Parque Boa Vista”, contou a dona de casa Dejanira de Jesus Figueiredo.
O morador Jorge Conceição Bomfim disse que tinha que atravessar um brejo para chegar a sua casa. “Tínhamos que caminhar por um matagal em um percurso de 50 metros. A situação era pior quando tinha que transportar uma pessoa doente”, comentou. As máquinas da Sedur recentemente adquiridas pela Prefeitura concluem até a próxima semana a abertura da Rua 14, no Parque Boa Vista, e o encascalhamento do bairro Nova Esperança, na região de Ferradas.