Evento aconteceu hoje
Carolina Parada , Salvador |
21/09/2013 às 18:12
Secretário Jorge Khoury durante sua fala
Foto: Agecom
Cerca de mil professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas da rede municipal de Salvador participam neste sábado (21) do V Encontro Pedagógico da Operação Alfabetiza Salvador, no auditório do Hotel Othon, em Ondina. A operação foi lançada em março pelo prefeito ACM Neto e iniciada em abril. A abertura do encontro foi realizada pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, pela subsecretária da Educação, Teresa Pontual, e pelo presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), João Batista Oliveira.
Até o final da tarde os docentes participaram de palestras, oficinas e trocaram experiências com os colegas e também com os formadores da operação, que são representantes da área pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e do IAB. Além da troca de experiência e aperfeiçoamento das práticas, os encontros têm como objetivo criar o sistema estruturado da rede municipal de ensino, que está sendo feito pela Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) da SMED, em parceria com dos docentes.
“Se cada um de nós der sua contribuição para Educação deste município, seremos capazes de influir, capazes de melhorar, capazes de formar e dar novas oportunidades as nossas crianças e jovens, porque só a Educação pode transformar. Contem comigo para contribuir para que a melhoria da qualidade do ensino da nossa cidade seja cada vez maior”, comemorou o secretário Jorge Khoury.
A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo presidente do IAB, João Batista Oliveira, que falou sobre Educação baseada em evidências. “Nada na pedagogia é coisa para amador. Não basta ter só um plano de aula perfeito, ele tem que virar uma aula perfeita. Na Educação, a disciplina é fundamental. E precisamos deixar de acreditar que a escola tem que ter a cara do diretor, porque as escolas brasileiras precisam resgatar a cara de escola. Escola tem que ter cara, ludicidade e disciplina de escola”, disse João Batista.
ALFABETIZA SALVADOR - A operação tem como metas desenvolver o educando para o exercício pleno da cidadania e das competências específicas para cada etapa de escolarização; garantir o apoio necessário para a alfabetização em caráter especial dos alunos dos demais anos de escolarização; e instrumentalizar os professores à revisão permanente de suas práticas.
A estratégia, que também prevê a alfabetização dos alunos não alfabetizados do 3º ao 5º ano, foi criada a partir da necessidade de corrigir a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e matemática e oferecer alternativas para melhoria da qualidade da educação. Além disso, a operação tem a finalidade de preparar a rede para a construção de um sistema estruturado de ensino, capaz de elevar o nível de desempenho acadêmico dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Também estão realizadas avaliações externas bimestrais em língua portuguesa e matemática e os docentes que atuam na operação receberão gratificação financeira até o término da ação, em dezembro deste ano.