Salvador

Governador participa da fundação da Universidade Federal Sul da Bahia

Aconteceu o lançamento hoje em Itabuna
Secom , Itabuna | 20/09/2013 às 17:42
Governador Wagner entre Naomar Almeida e a reitora da UFBA, Dora
Foto: Manu Dias Gov/BA
Estudantes das regiões sul e extremo sul do estado a Bahia ganharam mais uma opção para cursar o ensino superior. Nesta sexta-feira (20), foi realizado, com a presença do governador Jaques Wagner, o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde vai funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado.

Para o governador Jaques Wagner a nova universidade surge como uma grande oportunidade para os jovens que desejam estudar numa faculdade federal. “Essa universidade vem para atender a demanda da região, onde muitos estudantes são obrigados a saírem de suas cidades para fazer um curso fora. 

Já temos a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a do Sul, a da Bahia (UFBA) e também teremos a do oeste. Isso demonstra que os governos estadual e federal estão preocupados com a formação dos jovens. Por isso, estamos investindo em cursos superior de qualidade e que deem oportunidade a todos”, ressaltou Wagner.

Na ocasião, o reitor pró-tempore, Naomar de Almeida Filho, empossou o Conselho Universitário Matriz, que tem como atribuição assistir ao reitor nas etapas iniciais de implantação da instituição e a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade. 

A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, chegando 18 mil vagas até 2020. A previsão é iniciar atividades docentes no segundo semestre do próximo ano, com a Aula Magna inaugural ministra em setembro, na sede da reitoria.