Veja a resposta da Embasa
Ascom Embasa , Porto Seguro |
16/09/2013 às 17:39
Com relação à matéria "Embasa estaria poluindo nascente de rio em Porto Seguro”, publicada no sábado (14), informamos que, na sexta-feira (13), houve um extravasamento na rede de esgotamento sanitário que atende o bairro de Cambolo, em Porto Seguro, ocasionado por má utilização de alguns moradores que jogam lixo, madeira e outros resíduos na rede de esgoto. Salientamos que tal rede é dimensionada para receber apenas os esgotos domésticos e este tipo de mau uso pode ocasionar extravasamentos. Os reparos foram realizados no mesmo dia (13) e a rede voltou a operar normalmente.
Esclarecemos ainda que não procedem as afirmações de que a Embasa estaria fazendo descarga de dejetos, através de caminhão limpa fossa, em nascente do Rio da Vila, no bairro de Cambolo. Também não há registro de que um carro da empresa teria acompanhado tal processo.
Ressaltamos que o município de Porto Seguro conta com cobertura de esgotamento sanitário de 90%, um dos mais altos índices registrados no país, que foi alcançada com obras de ampliação do sistema de esgotamento, concluídas pela Embasa em 2012. A ampliação contou com investimentos da ordem dos R$ 14 milhões e contemplou, além do próprio bairro de Cambolo, localidades como Orla Norte, Areal, Casas Novas, Nilo Fraga, Porto Alegre I, Porto Alegre II, Ubaldinão e Sapoti.
Foram implantados mais de 54 quilômetros de tubulações em diâmetros variados, 11 estações elevatórias (conjuntos de motor-bomba) e 2.660 ligações domiciliares. A estação de tratamento de esgotos da cidade também foi ampliada, ganhando quatro novas lagoas de estabilização e uma lagoa de sedimentação, além de maior eficiência na remoção da carga orgânica dos efluentes domésticos que, depois de tratados, seguem por gravidade até o rio Buranhém, sem causar riscos ao meio ambiente.