Moradores dizem que têm nova reunião com ViaBahia na sexta-feira, 6
Fabiana Andrade , Candeias |
05/09/2013 às 00:05
Moradores de Menino Jesus revoltados com a ViaBahia
Foto: DSC
Uma nova reunião foi feita entre os moradores do distrito de Menino Jesus, Prefeitura de Candeias e 10ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia na noite desta terça-feira (3). O objetivo foi organizar, apresentar e discutir todas as reivindicações dos moradores que fizeram uma manifestação na BR-324, que bloqueou os dois lados da rodovia na altura do KM-594, provocando um engarrafamento de cerca de 20 quilômetros, das 5h30 às 14h. A reunião aconteceu das 20h às 23 horas, na Escola Municipal Conselheiro Luiz Viana.
Em ordem de chamada, cada morador pôde apresentar suas reclamações e, dentre as principais queixas, estava o bloqueio da estrada de acesso do distrito à BA-522, falta de módulo policial na comunidade, ruas sem pavimentação e iluminação. Para diálogo com a comunidade, estiveram presentes o comandante da 10ªCIPM, Major Moisés Oliveira, o secretário municipal de Serviços Públicos, Milton Viana, o secretário de Esportes e Lazer, José Genival (Serrinha), o representante da Secretaria Municipal de Saúde, médico Marcus Pereira, o representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, engenheiro José Carlos, e o representante da Secretaria de Educação, professor Antonio de Jesus, além da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Candeias. Líderes da comunidade, a exemplo de Richard Bispo e Gleisson de Sá, Sr. Carlinhos e Geisa Santos (presidente da Associação dos Moradores), também participaram da discussão.
O morador Richard Bispo pediu providência quanto à iluminação da Rua Saldanha e construção de uma ponte no “Buracão”, área de depressão de terra localizada atrás do centro do distrito. Já Gleisson de Sá, cobrou intercessão da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes na questão da liberação do acesso fechado pela Via Bahia. Ao todo, cerca de 20 moradores se expressaram.
Soluções
A respeito da segurança pública, competência do Governo do Estado, o Major Moisés explicou a inviabilidade do retorno do módulo policial do distrito, fechado em 2008, posto que esta estratégia já não é mais utilizada pela Polícia Militar da Bahia, que a substituiu pela ronda policial, mas comprometeu-se a intensificar esta ronda. “A PM-BA deu um salto muito grande em questão de estrutura e modernizou suas estratégias. Não está criando novos módulos, pois a ronda policial é uma estratégia mais eficaz. A ronda é intensificada principalmente nas áreas com maior índice de criminalidade, que chamamos de ‘mancha criminal’. O que vamos nos comprometer aqui é em aumentar o volume e permanência da ronda nessa localidade,” afirmou o Major.
Já passando para as atribuições do Governo Municipal, o secretário Milton Viana respondeu que os trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Obras já vêm sendo realizados no distrito e tranquilizou a comunidade garantindo que as solicitações de iluminação, capinação da área de fundo da Escola e a ponte do Buracão serão em breve atendidas. As atribuições da Secretaria de Obras, como pavimentação ou tapagem de buracos foram registradas pelo representante da pasta, José Carlos.
Em resposta aos moradores que sugeriram mais atividades esportivas, o secretário José Genival (Serrinha) anunciou que inseriu diversos projetos esportivos no Plano Plurianual 2014-2017 de Candeias, que já está sendo elaborado. O Plano Plurianual, ou simplesmente PPA, é um tipo de planejamento que os governos municipal, estadual e federal fazem para criar o orçamento visando o melhor aproveitamento dos recursos públicos e procurando melhor atender as demandas da população. “Temos muitos projetos que contemplam a reforma de quadras e campos, por exemplo, porém ainda estamos trabalhando com o orçamento da gestão passada, que não previa esses projetos. Por enquanto que não estamos com o nosso orçamento, estamos fazendo parcerias com empresas privadas para promover mais esportes e mais lazer para os candeienses”, contou Serrinha.
Sobre os impasses de bloqueio de tráfego, os moradores disseram que vão reunir-se novamente com a concessionária Via Bahia na próxima sexta-feira (6).
Um relatório com as reivindicações apresentadas nesta reunião já está sendo elaborado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura e será entregue em até 24 horas ao prefeito de Candeias e secretários municipais. Outro relatório será feito pelo morador Marcelo Guimarães, 38 anos, e entregue ao gestor do município, 10ª CIPM e à concessionária Via Bahia num prazo de até oito dias. Uma nova reunião com a Prefeitura de Candeias será feita com os moradores em 30 dias para apresentação dos resultados.