Salvador

Linhas ônibus circulam em novo trajeto na Tancredo e Paralela caótica

Paralela vive sábado caótico e Transalvador multa 95 ônibus de crentes
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/08/2013 às 17:49
Mudanças na Avenida Tancredo Neves começaram hoje e teste mesmo é segunda
Foto: BJÁ
Os motoristas que trafegarem pela Avenida Tancredo Neves neste sábado, 31, já enfrentararam o trânsito com parte das linhas de ônibus que circulam na região relocada para a pista que fica ao lado do Salvador Shopping. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), pelo menos 40% dos 200 ônibus que circulam a cada hora pela avenida terão o acesso modificado.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrízzio Muller, a ação visa acabar com os congestionamentos na região, com a relocação de cerca de 80 coletivos por hora para a nova via. 

Os veículos que forem em direção ao Hospital Sarah não terão mais de atravessar a Tancredo Neves, o que deixa o acesso a Avenida Luiz Viana (Paralela) mais livre.

A mudança atingirá os coletivos que vêm da região do Iguatemi pela Rua Marcos Freire, próximo à Tend Tudo, pois para acessar a rua do Hospital Sarah, próxima à antiga loja Dismel, os ônibus passarão agora pela Alameda Salvador. Para isso foi necessário a introdução de uma nova via, ligando os dois pontos.

A Transalvador também está produzindo material informativo (folders e folhetos), com todas as orientações para a população. "Agentes da Transalvador também estarão nas ruas para explicar como ficam as linhas de ônibus, após as mudanças", diz Muller.

PARALELA FOI O CAOS

  Mesmo com equipes na Avenida Paralela, desde as 13h30min, nas imediações do evento no Wet'n Wild, o sábado no local foi o caos. Quinze agentes, com seis viaturas, acompanham o tráfego até a meia-noite, horário que poderá ser estendido caso necessário. 

A Transalvador também realiza hoje, a partir das 22h, no Bahia Café Hall - na Av. Paralela, mas no sentido Aeroporto, outra operação especial para o show que acontecerá a partir das 23h. O espaço comporta cerca de quatro mil pessoas e a Transalvador escalou equipe com onze agentes de trânsito e quatro viaturas até as 5h de domingo (1º). 

Balanço – Em evento realizado na manhã deste sábado no Parque de Exposições, foram emitidos 95 autos de infração contra ônibus de turismo e veículos estacionados em fila dupla e em local irregular. Estima-se que 500 veículos coletivos fizeram o transporte para o evento que atraiu cerca de 50 mil pessoas, gerando congestionamento no início da manhã. 

Para ordenar a situação, a Transalvador dobrou a operação, escalando um total de 20 agentes e 10 veículos. No final do evento, que ocorreu por volta das 12h30, os ônibus foram proibidos de cruzar a via, só podendo se deslocar após sua lotação e em sistema de fila, evitando a convergência maior do fluxo.