ViaBahia diz que não está parada
Texto&Cia , Salvador |
30/08/2013 às 19:58
Cratera da BR-324
Foto: Via Bahia
A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A informa que após a redução da incidência de chuvas foi possível dar continuidade às obras no quilômetro 618 da BR-324 e, com isso, alcançar a galeria de águas pluviais danificada.
A condição climática é o principal motivo gerador de atrasos, impedindo a atuação dos operários e máquinas. A complexidade da obra exige soluções técnicas mais sofisticadas que o habitual, por se tratar de uma cratera com trinta metros de diâmetro e nove de profundidade, onde se localizam duas adutoras e uma galeria pluvial. A previsão é de que até o dia 30 de setembro ocorra a liberação total das pistas da BR-324 para o trânsito de veículos, a depender da incidência de chuvas no local.
Entenda melhor a obra:
A cratera foi aberta pelo rompimento de uma galeria de águas pluviais, construída muito antes da rodovia ser concedida.
Dificuldades enfrentadas na execução da obra:
- Manutenção da integridade da importante adutora da Embasa, cujo rompimento implicaria na interrupção do fornecimento de água em grande parte da Capital, além do risco de inundação das áreas no entorno da BR-324;
- Necessidade de prevenir novos afundamentos do terreno, o que colocaria em risco a segurança dos trabalhadores, obrigando cautela na condução das obras;
- Necessidade de refazer os serviços realizados, em função da destruição causada pelas chuvas que seguidamente alagaram a cratera, atrasando assim, o andamento das obras.