Vai ser na sexta-feira, 10h
Tasso Franco , da redação em Salvador |
29/08/2013 às 21:51
Nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, às 10h, uma Missa em Ação de Graças marcará a restauração e reabertura da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Largo dos Mirantes dos Aflitos, s/n, 2 de Julho), presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Desde o ano passado a Igreja dos Aflitos integra o território Paroquial de São Pedro, cujo responsável, Padre Aderbal Galvão de Souza, assumiu a manutenção do culto religioso e conservação do templo, que se encontrava deteriorado.
Com recursos da própria comunidade católica, por meio de doações e bazar, foi possível promover algumas reformas da Igreja dos Aflitos, a exemplo da troca completa do telhado, reparos de fachadas com pintura externa, revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Neste momento, a comunidade está empenhada em buscar recursos para a recuperação das obras de arte sacra e pinturas dos séculos XVIII e XIX.
Situada na borda de uma falha geológica de Salvador, chama atenção na Igreja dos Aflitos o Mirante, que proporciona uma ampla visão da Baía de Todos os Santos, agora disponível para baianos e turistas.
História
A Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi construída no século XVIII, a partir de um voto feito pelo português Antônio Soares com o objetivo de abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e Boa Sentença, que era venerada na capela do antigo convento Nossa Senhora das Mercês. Em 1748, assim que foi colocada a cobertura, a imagem foi transferida para capela. A torre única foi adicionada, no século XIX.
O interior da igreja guarda o estilo barroco do século XVIII e talha do século XIX. A pintura do forro da nave, um medalhão com moldura rococó, é atribuída ao pintor José Joaquim da Rocha, artista baiano do século XVIII. No interior da nave existem três altares, sendo que os dois altares laterais e o arco cruzeiro são do entalhador Maximiniano de Oliveira Brandão, que trabalhou na igreja na primeira metade do século XIX.