Adote uma área verde
Agecom , Salvador |
28/08/2013 às 18:57
Av Centenário está semi-abandonada e precisa ser adotada urgente
Foto: BJÁ
Criado em março deste ano pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis), através do decreto nº 23.820/2013, o Programa Verde Perto já promoveu a adoção de cinco praças de Salvador, inclusive do Campo Grande, e mais sete já estão em fase de finalização do processo. Ainda há outras 60 praças e largos para serem adotadas, de acordo com chamamentos publicados pela (Secis) nos últimos dias 21 e 22, no Diário Oficial do Município.
O secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, explica que o Programa Verde Perto envolve a adoção de espaços e equipamentos públicos por pessoas, empresas e associações. "Elas podem, de forma oficial, efetivar parceria, no sentido de trabalhar junto com o poder público para manter e cuidar dos espaços. Podem ser adotados não só praças, mas também árvores, um canteiro e um monumento", diz o secretário.
O Largo do Campo Grande - ou Praça Dois de Julho - foi adotado pela empresa Impacto Outdoor e sua obra de recuperação já está em fase final. O mesmo ocorre com a Praça Dr. Paterson (Largo da Graça), cujo adotante é o Hospital Português. Já as praças Vinicius de Moraes (Itapuã), Mirante dos Aflitos (centro), Padre Anchieta e o canteiro da Avenida Luís Viana (Itapuã), foram adotadas, respectivamente, pelo Hotel Mar Brasil, pela TV do Mar Empreendimentos Culturais, pelo Colégio Anchieta e pelo Auto Shopping Itapoan.
Estão em fase de finalização de adoção a Praça da Revolução, em Periperi, que vai contar com apoio da Torre Empreendimentos, as praça na Rua Machado Neto, na Pituba, e da Lagoa do Stiep, apadrinhadas pela Construtora André Guimarães. E ainda as praças da Rua Oswaldo Valente, no Itaigara, que passará a ser cuidada pelo Colégio Sartre COC, a da Rua Silvio Valente, adotada pela Associação dos Moradores do Itaigara, o Canteiro da Av. ACM – Iguatemi, sob a atenção do McDonald’s, e a área verde da Rua Clarival Prado Valadares, cujo adotante é o Shopping Iguatemi.
Novos chamamentos
Na última semana, a Secis divulgou chamamento público para adoção de mais 60 espaços. O Largo do Campo Grande completa mais uma vez a lista, agora para garantir um parceiro que colabore com sua manutenção. Constam também da lista as praças da Piedade, da Sé, Marechal Deodoro e Cayru, ambas no Comércio, além do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, da Rótula da Avenida Edgar Santos, em Narandiba, e o canteiro da Rua do Farol de Itapuã, entre outras.
Para fazer a adoção, a pessoa ou organismo interessado define, em conjunto com a Comissão Verde Perto, o tipo de intervenção que gostaria de empreender no espaço adotado: manutenção e instalação de benfeitorias, reforma, construção, entre outros. O adotante poderá instalar placas alusivas à adoção e outras de caráter educativo.
No site do Programa Verde Perto (www.verdeperto.salvador.ba.gov.br), o interessado pode acessar a lista de espaços disponíveis para adoção. Ele pode também entrar em contato com a Diretoria de Áreas Verdes da secretaria, localizada no Parque da Cidade. O telefone é (71) 3355-0314.