Salvador

Meta Bahia é vacinar 1.1 milhão de crianças neste dia D da Multivacão

Vide
Seab e Itabuna , da redação em Salvador | 24/08/2013 às 19:50
Vacinação neste sábado
Foto: Seab
Este sábado (24) é o Dia D de multivacinação, campanha que segue até o próximo dia 30 destinada a crianças menores de cinco anos. Em todo o estado, 3800 postos de vacinação estarão oferecendo todas as vacinas do calendário básico infantil 

A meta é que, na Bahia, 1,1 milhão de crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde tenham suas cadernetas de vacinação atualizadas. “As campanhas de multivacinação são fundamentais para a atualização da caderneta da criança”, disse o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

ITABUNA

Centenas de pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos abrissem mão do dever de fazer cumprir um dos direitos seus filhos, que é o de receber as vacinas necessárias à imunização contra doenças virais, como o sarampo, a coqueluche, a catapora e a hepatite.
Com isso, o movimento nos postos da Rede Básica de Saúde foi constante das 8 às 17 horas, quando a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou mais de 400 servidores para atuar no Dia “D” da Campanha Seletiva de Multivacinação, com o objetivo de promover a atualização da Carteira de Vacinação das crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

Na Unidade Básica de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, por exemplo, até às 11 horas, 105 crianças haviam passado pela triagem para identificar a necessidade, ou não, de receber alguma dose da vacina. Dentre estas, 39 foram imunizadas, inclusive recebendo doses orais de Vitamina A. Acompanhando a filha Raissa, de 4 anos, o trabalhador da construção civil Jefferson dos Santos ressaltou a importância dos pais levarem os filhos aos postos de saúde para serem vacinados.

“A vacina é um direito da criança e quando deixamos de vacinar os nossos filhos, estamos colocando em risco as suas vidas por conta das doenças que eles podem adquirir. Por isso, sempre que é promovida uma campanha como esta não abro mão de trazer minha filha para receber as vacinas necessárias”, argumentou. Após passar pela triagem e ser constatada a atualidade das vacinas, a filha de Jefferson recebeu apenas a dose de Vitamina A.