A capacitação ocorreu entre os dias cinco e 23/08, fruto da parceria entre a UNEB, a Secopa e a Prefeitura de Ilhéus, através da Secult, integrada ao Projeto Legados Sociais para a Copa 2014.
Secom , Ilhéus |
24/08/2013 às 09:20
Melhorar a qualidade da mão de obra dos servidores
Foto: Gidelzo Silva
Servidores públicos de Ilhéus que participaram do curso de Gestão Pública, integrado ao Projeto Legados Sociais para a Copa 2014, que foi encerrado nesta sexta-feira, dia 23, destacaram a oportunidade de atualização e aquisição de novos conhecimentos. “O curso oportunizou condições para uma qualificação contínua, o que nos torna mais aptos para realizar nossas funções, além de obtermos novas possibilidades e formas de lidar com os variados contextos”, frisou Antônio Carlos Oliveira, 43 anos, servidor há nove anos da Prefeitura de Ilhéus.
Já Pedro Aragão Mota, 43 anos, funcionário da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri) ressaltou a necessidade de adquirir novos conhecimentos. “É necessário a promoção contínua de cursos de capacitação. Este, em especial, foi de extrema necessidade para mim, que só tinha experiência na iniciativa privada”. O curso teve início no dia 05/08, sendo resultado da parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O primeiro módulo da capacitação tratou sobre planejamento e gestão estratégica, num total de 48 horas, e foi ministrado pelo facilitador Augusto Tibiriçá. Já o segundo, abordou sobre orçamento de contabilidade pública, com o instrutor Ubirajara Bomfim Vivas, somando-se mais 12 horas. Os 35 servidores de todas as secretarias municipais que participaram efetivamente da atividade receberão certificado.
Para Bomfim Vivas, a capacitação é um instrumento que propicia a expansão do conhecimento na área orçamentária, com a visão de contabilidade aplicada ao setor público. E tem como objetivo formar indivíduos com conhecimentos abrangentes na área social e preocupados com os gastos públicos.