Salvador

CANDEIAS 55 ANOS inaugura central de videomonitoramento para segurança

Emancipação politica de Candeias
Fabiana Andrade , Candeias | 16/08/2013 às 08:43
Prefeito Francisco e autoridades veem funcionamento da central
Foto: Abdias Alves
Em comemoração aos 55 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a Prefeitura de Candeias montou uma programação especial nesta quarta-feira, 14 de agosto. A cidade das luzes acordou com a alvorada feita com fogos de artifício às 5 horas e logo às 8, autoridades e comunidade participaram do hasteamento das bandeias do Brasil, Bahia e Candeias na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes.

Na Igreja Matriz foi celebrada uma missa em ação de graças pela troca de idade da cidade. Os ouvintes e líderes religiosos fizeram preces e proferiram palavras de bênçãos à cidade das luzes, que tem sua história muito ligada à fé católica e à devoção a Nossa Senhora das Candeias. (Confira mais sobre a história de Candeias no Facebook da PMC: facebook.com/prefeituradecandeiasbahia

Sessão Solene

Após a missa, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a sessão solene dedicada à data magna de Candeias. Na oportunidade, 25 personalidades que vivem em Candeias, mas não nasceram nela, receberam o título de cidadão candeiense pelos reconhecidos trabalhos prestados à comunidade, dentre estas, o Pe. Miguel, Frei Francisco Bezerra, Frei Vogran Leluia, Pr. Cledson Carlos, Pr. Lima, Mj. PM Moisés de Oliveira, vereador Gil Soares e o prefeito municipal Francisco Conceição (Sargento Francisco).

Em um breve discurso, Sargento Francisco declarou que se sente tão candeiense que mantém sua mulher e filhos na cidade há 28 anos. O prefeito também falou da importância de Candeias nos cenários baiano, pela sua participação na Independência da Bahia, e no nacional, já que Candeias foi o primeiro campo petrolífero do país no governo Getúlio Vargas.

Não apenas no passado, Candeias agora busca retomar seu destaque não apenas pelo conhecido apelido “cidade do petróleo”, mas também pelo seu forte turismo religioso. “Participamos este ano da ExpoCatólica, evento que fez parte da Jornada Mundial da Juventude, no qual montamos um stand que divulgou fotos, história e demonstração de fé e devoção à Nossa Senhora das Candeias, que pelo milagre de cura da cegueira de uma menina, nomeou a cidade de Candeias”, disse Francisco, contando também que seu desejo é de no próximo ano poder apresentar uma cidade ainda melhor e com mais obras para os munícipes.

Além do gestor municipal, que participou da sessão solene ao lado da sua esposa Rosineide Conceição, dezenas de autoridades, lideranças e personalidades de Candeias e região também prestigiaram o momento, como vice-prefeito de Candeias Jorge Bordoni, que também esteve acompanhado pela sua esposa Gilmaria Bordoni; os deputados estaduais Luiza Maia e Pastor Isidório; o chefe de gabinete do vice-governador Otto Alencar, Clóvis Ferraz; os prefeitos metropolitanos Rilza Valentim (São Francisco do Conde), Jansen Mesquita (São Sebastião do Passé), Jeferson Andrade (Madre de Deus), o vice-prefeito de S.F. do Conde, Evandro Almeida, o presidente da Câmara de Madre de Deus, Fábio Argolo; os vereadores de Candeias Roberto Melo (presidente da Casa, Marivalda Silva (líder de Governo), Gil Soares, Pitágoras Ibiapina, João Cláudio, Pr. Lima, Valdir Cruz, Fernando Calmon, Serrinha SS, Rosana de Bobó, Rafa de Beijoca, Ivan do Prateado, Lucimeire Magalhães, Rita Loira; os secretários municipais de Candeias Ana Cristina Almeida, Graça Ferreira, Jackson de Oliveira, Eduardo Andrade, Milton Viana, Laildo Conceição, Janemarcia Nunes, Laís Borges, José Lessa, Jerolino Mascarenhas, José Genival, Leonardo Dias, Edilson Almeida, Fernando Bordoni, Orlando Lago, Jorge Santana, Antonio Gilson, Mailson de Assis, Roberto Alexandre Gomes, Tadeu Nogueira; o delegado civil Miguel Cicerelli; o comandante do 10ª CIPM Mj. Moisés de Oliveira, dentre diversos outros.

Inaugurações

No período da tarde, Candeias recebeu três presentes, que foram inaugurados com a presença de autoridades e comunidade. Na sede da 10º CIPM, com a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Cel. Alfredo de Castro, o responsável pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana, Coronel Couto e pelo Major PM Moisés de Oliveira (10ªCIPM, o prefeito de Candeias, Sargento Francisco, inaugurou a Central de Videomonitoramento de Candeias, que funcionará numa sala da sede da PM, onde diversos policiais acompanharão diuturnamente as telas de alta resolução, que mostra as imagens de vários pontos da cidade, onde foram instaladas câmeras de segurança de alta precisão, garantindo mais segurança os munícipes.

De acordo com o Cel. Alfredo de Castro, o sistema implantado em Candeias é um dos melhores e mais modernos do Brasil e vai ajudar, e muito, os policiais civis e militares a melhorar significativamente a segurança da cidade, incluindo o policiamento ostensivo, declaração ratificada pelo Major PM Moisés, que aproveitou para lembrar que a segurança pública não se faz apenas com a presença dos policiais nas ruas, mas com a participação de toda a sociedade. O secretário estadual de Segurança Pública, que não pôde estar presente por cumprir agenda diversa, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Candeias, segundo o Cel. Alfredo de Castro. “Nosso secretário Maurício Barbosa lamentou não poder comparecer, mas mandou um abraço para o prefeito e pediu para lhe parabenizar, como gestor do município, por esta iniciativa que apoio concreto ao dever do Estado”, contou Castro.

Em posse da palavra, o prefeito Sargento Francisco falou da sua satisfação em entregar esse benefício para Candeias e anunciou que esta é apenas a primeira etapa do videomonitoramento. 

“Este é um momento histórico que tanto me orgulho, pois acredito que estamos fazendo a nossa parte, ajudando na prevenção e combate aos atos criminosos que prejudicam o cidadão de bem desta cidade. Por ser militar, conheço as dificuldades das polícias civil e militar e sei que o videomonitoramento dará mais tranquilidade ao nosso povo. Estamos entregando a primeira etapa com 35 câmeras, mas iremos instalar mais equipamentos em breve. Fico feliz por este governo ser o precursor, já que Candeias tem um índice muito alto de tráfico de drogas”, afirmou Francisco, aproveitando para avisar que já consta no planejamento municipal a reativação da guarda municipal e da ronda escolar.

Também foi inaugurada simbolicamente, com descerração da placa inaugural, a duplicação do viaduto do bairro Nova Brasília, que ajudará no fluxo do trânsito, e reinaugurado prédio da antiga Estação Ferroviária, que antes servia de esconderijo de marginais e usuário de drogas, e agora funcionará a Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Juventude e Núcleo de Vigilância do Município.

Shows

E para fechar o aniversário 55 anos de Candeias com chave de ouro, a Prefeitura promoveu shows de vários estilos musicais na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes durante a noite. As atrações Papo Light (partido alto) e Anastácia Roots (reggae) se apresentaram animando a multidão e fazendo todos se divertirem na paz. Em seguida, subiu ao palco o cantor de arrocha nacionalmente famoso Tayrone Cigano, que é filho da terra, colocando todo mundo para dançar agarradinho. Já a atração mais esperada da noite, Harmonia do Samba, subiu ao palco quando já era meia-noite, mas nem por isso a praça esvaziou-se. Ao contrário, o enorme público surpreendeu o vocalista Xandy, que sentiu a vibração e energia positiva da jovem Candeias. O deputado federal Cláudio Cajado também prestigiou a última comemoração do dia.