Situação tende a piorar mais tarde
G1 , SP |
31/07/2013 às 10:49
Paralisação em Salvador prejudica passageiros
Foto: A Tarde
Funcionários da Infraero iniciaram nesta quarta-feira (31) uma greve em 63 aeroportos do país, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), que representa a categoria.
Até as 10h, 85 voos domésticos sofreram atrasos e 43 foram cancelados. Entre os voos internacionais, seis tiveram atrasos e um foi cancelado.
A paralisação, segundo o sindicato, é para protestar contra a proposta de acordo coletivo que a Infraero fez para a categoria. Segundo um dos diretores do Sina, Samuel Santos, a paralisação é por tempo indeterminado. "Se não houver proposta da Infraero, a greve continua." O salário médio de um aeroportuário hoje, afirma, gira em torno de R$ 1.600.
Os grevistas pedem, entre outras coisas, aumento salarial de 16% e ganho real nos benefícios como auxílio-creche, alimentação e combustível.
A Infraero afirma que as negociações do acordo coletivo ainda estão em andamento. A atual proposta da Infraero é de reajustar a remuneração dos funcionários em 6,4%, mas esse valor pode mudar nas negociações, informa o órgão. A estatal também oferece correção nos benefícios de acordo com a inflação acumulada no período da última atualização.
saiba mais
Samuel Santos diz ainda que estão previstas assembleias dos funcionários da Infraero na parte da tarde nos aeroportos que estão em greve. De acordo com o diretor, estão parados funcionários que atuam em áreas como vigilância e fiscalização de pátio.
O que querem os aeroportuários
- Aumento salarial de 16%
- Ganho real nos benefícios como auxílio-creche, alimentação e combustível
O que a Infraero oferece
- Reajuste de 6,4% na remuneração
- Correção baseada na inflação do período nos benefícios concedidos
A greve não atinge aeroportos administrados por concessionárias, como Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. Segundo o Sina, as concessionárias já negociaram o acordo coletivo com seus funcionários.
A Infraero tem cerca de 13,6 mil funcionários. Com a paralisação, a empresa diz ter montado um plano de remanejamento de funcionários para manter os serviços essenciais durante o dia.
São Paulo
Em Congonhas, os funcionários decidiram fazer um apitaço e bloquearam as escadas rolantes por volta das 8h.
Três voos foram cancelados no aeroporto de São Paulo. Mas as companhias aéreas dizem que nenhum dos cancelamentos tem relação com a paralisação.