Salvador

JMJ: Peregrinos fazem a festa em Copacabana

Desde às 6h da manhã, peregrinos do mundo todo caminhavam pela praia de Copacabana a espera do Papa Francisco
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 28/07/2013 às 10:15
Peregrinos fazem a festa em Copacabana
Foto: Prefeitura do Rio
Desde às 6h da manhã, peregrinos do mundo todo caminhavam pela praia de Copacabana a espera do Papa Francisco. No Rio de Janeiro desde o começo da semana, os milhares de fiéis de todo o Brasil e do mundo espalham alegria pela cidade. Com suas mochilas coloridas, bandeiras, terços e muita fé, os peregrinos andam sempre em grupo e cantando. 

Na Rua Barão de Ipanema, em Copacabana, a Igreja de São Paulo virou a "Casa da Itália". Ali, cerca de 50 jovens italianos celebram catequeses em italiano e dividem suas experiências com os moradores do bairro. 

'Estou achando tudo maravilhoso", diz Luca Gianini, 25 anos. "Apesar da chuva e de um pouco de frio, estamos adorando toda essa experiência aqui no Brasil". Luca veio ao Brasil com diversos amigos e já conheceu peregrinos da Argentina, Peru, Chile, Equador e Brasil. 

Os argentinos, que somam 23 mil, são o maior grupo pela cidade, seguido dos chilenos, que chegam a 19 mil. Brasileiros de várias naturalidades também se espalham pelas ruis. São baianos, mineiros, catarineses, paraenses e, principalmente, paulistas. 

"Ver o Papa de perto é uma experiencia maravilhosa. Nunca senti na vida uma emoção tão grande", conta Jessica Andrade, baiana de Salvador, que no Rio de Janeiro está com mais 5 peregrinos na casa de voluntários. 

Hoje, dia 28, à tarde, o Papa Francisco terá um encontro com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude, no Riocentro, Zona Oeste do Rio.