Salvador

Beco do Mucambinho terá nova iluminação e cobertura. Tá melhorando.

Ação faz parte do projeto de ordenamento do comércio informal na Avenida Sete promovido pela Prefeitura
Agecom , da redação em Salvador | 11/07/2013 às 18:46
Tá ficando arrumado
Foto: Desal
Quem passa pelo Beco do Mucambinho, no Centro da cidade, já consegue perceber as mudanças que estão sendo promovidas no local, através das obras de requalificação e ordenamento do comércio informal na Avenida Sete de Setembro, realizadas pela Prefeitura do Salvador sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A intervenção também está sendo feita na Rua do Cabeça e, progressivamente, avançará para outras nove das 12 áreas que abrigarão os ambulantes.

No Beco do Mucambinho, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) já concluiu a aplicação do novo piso intertravado, que contou com a retirada de pedras portuguesas do antigo calçamento, aterramento de área, recomposição do colchão de área, compactação do solo e limpeza das caixas de drenagem e esgoto, com auxílio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) e da Embasa. O órgão deverá, nos próximos dias, concluir a parte de acabamento e instalar a cobertura de poliestileno, que terá placas de identificação do local. O novo sistema de iluminação já foi instalado pela Semop.

Na Rua do Cabeça, está sendo concluída a recuperação do sistema de esgotamento sanitário e drenagem para, posteriormente, iniciar a etapa da aplicação da nova pavimentação. A rua, que contará também com piso tátil, passará pelo mesmo tratamento dado ao Beco do Mucambinho e que será feito nos demais locais. Para auxiliar na segurança e proteção ao patrimônio, está prevista a instalação de câmeras de monitoramento nas doze áreas transversais da Avenida Sete destinadas ao comércio de rua.

Projeto - Desenvolvido pela Semop em parceria com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), autarquia ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), além de representantes de associações de ambulantes de Salvador e apoio do Sebrae, o projeto de requalificação e ordenamento do comércio informal na Avenida Sete estabelece 915 vagas para camelôs em 12 áreas transversais e vai beneficiar cerca de 730 trabalhadores cadastrados na Prefeitura.

As outras áreas que passarão por requalificação são as ruas 21 de Abril, Onze de Junho, Coqueiros da Piedade, Portão da Piedade, Nova de São Bento e 24 de Fevereiro, além do Largo do Rosário, Beco de Maria Paz e Praça Carneiro Ribeiro.