Duzentos e cinquenta cães serão vacinados gratuitamente contra o vírus da cinomose neste sábado, 13, das 9 às 12 horas, no Parque do Abaeté. A ação será desenvolvida pela Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA/BA), dentro da campanha pela erradicação da doença na Bahia.
A atividade é organizada pela Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, de São Paulo (Anclivepa-SP) e difundida pelo País com mutirões de vacinação contra a doença. Animais carentes, ou sob a tutela da comunidade, serão os principais beneficiados do evento.
De acordo com Patruska Barreiro, presidente voluntária da ABPA/BA o movimento é financiado com a venda de camisetas com a logomarca da campanha, a R$ 30: “Toda renda adquirida no sábado será destinada para a compra de vacinas a preço de custo, que serão aplicadas em outros mutirões pela cidade”. Ela conseguiu também patrocínio do Grupo Animais para a doação de 300 comprimidos de vermífugos.
Doença grave
Transmitida por meio de um vírus, a Cinomose é uma doença contagiosa que acomete cães, principalmente no primeiro ano de vida, e tem alta taxa de mortalidade mesmo quando tratada. Os principais sintomas são alterações respiratórias, digestivas e neurológicas. Muitos animais acabam sendo sacrificados quando o comprometimento neurológico é irreversível e incompatível com a vida.
Embora seja uma doença grave, a Cinomose pode ser prevenida através da vacina, que deve ser aplicada a partir de 45 dias de vida do cão. Mesmo podendo ser evitada, todo ano a doença mata ou faz sofrer centenas de milhares de cães no Brasil. “Cinco mutirões já foram realizados na cidade de São Paulo, com mais de 800 animais imunizados com vacinas doadas pelo laboratório Biovet”, destaca a presidente da ABPA/BA.
Para incluir o cão na imunização gratuita é preciso ligar para o telefone (71) 3320-0296, até sexta-feira, 12, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Do mutirão vão participar médicos veterinários voluntários, simpatizantes da causa e representantes da Anclivepa-SP.
A iniciativa tem apoio da vereadora Ana Rita Tavares (PV), do deputado estadual José de Arimatéia (PRB), deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), da Clínica Veterinária Felina e Vidanimal.
Seminário
Está previsto ainda o Seminário de Políticas Públicas para Animais, na sexta-feira, 12, com a participação do médico veterinário Denis Rodrigues Prata (gestor do Serviço Veterinário Gratuito e vice-presidente da Anclivepa-SP), de Angela Caruso (presidente do Quintal de São Francisco (SP), integrante do conselho deliberativo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e assessora parlamentar do vereador Roberto Tripoli (PV-SP) e da vereadora Ana Rita Tavares (PV-BA).
O evento vai acontecer no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, das 19h30 às 22h, com entrada gratuita. O público-alvo é formado por protetores de animais, médicos veterinários e autoridades da área de Saúde.