Missa foi celebrada no Rio
Globo , RJ |
06/07/2013 às 15:04
Cruz Peregrina para ser abençoada pelo papa Francisco já está no Rio
Foto: Globo
RIO - Após dois anos em visitas a várias cidades do país, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Rio na manhã deste sábado. Os símbolos foram recebidos por fiéis na Paróquia São José, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, por volta das 7h.
De lá, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora seguiram em procissão até a Praça Ruão, também em Santa Cruz. dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, participou da procissão acompanhado de 1,5 mil pessoas, segundo a Guarda Municipal. Na Praça Ruão, dom Orani celebrou uma missa para os fiéis. Por volta das 11h, os ícones da JMJ chegaram à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Maria de Jesus, de 53 anos, foi uma das pessoas que receberam a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora na Paróquia São José:
— Cheguei na Igreja por volta das 5h da manhã para receber o pessoal. Preparamos bandeirinhas, doces e café da manhã — contou ela.
Catequista da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Santa Cruz, Denise Rocha Santiago, de 39 anos, chegou a se emocionar durante o evento.
— A procissão foi muito emocionante, chorei a missa inteira do dom Orani. Pretendo estar em todos os eventos da Jornada, se deus quiser. Estamos vivendo um momento único no Rio — disse ela.
O pai de Denise, Paulo Roberto Santiago, de 64 anos, também acompanha a procissão desde às 7h e garante que toda a caminhada valeu a pena.
— Já devo ter andado entre 5 e 6 km, mas está tudo lindo, a missa foi muito emocionante. Tudo que a gente fala de cristo emociona. Já tinha visto missas do dom Orani, mas a de hoje foi especial. Todo mundo estava muito emocionado.
Ainda na tarde deste sábado, os símbolos da Igreja serão levados em carreata até a Catedral Metropolitana no Centro do Rio onde serão celebradas missa e benção com as famílias acolhedoras dos peregrinos, depois a procissão segue para os Arcos da Lapa.
Até a chegada do Papa Francisco à cidade, em 22 de julho, para a Jornada Mundial da Juventude, os objetos, símbolos do evento, passarão por 131 pontos do município, entre eles, a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, a Central do Brasil, o Cristo Redentor, o Complexo do Alemão e o Complexo Penitenciário de Bangu.
Também conhecida como Cruz dos Jovens, Cruz do Ano Santo, Cruz do JMJ ou Cruz do Jubileu, a Cruz Peregrina é feita de madeira e tem 3,8 metros de altura. Ícone da fé católica, ela foi colocada na Basílica de São Pedro durante o ano da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No fim de 84, foi dada pelo Papa aos jovens do Centro Juvenil Internacional São Loreunço, em Roma, com o pedido que eles a levassem pelo mundo. Já o ícone de Nossa Senhora foi entregue aos jovens pelo papa em 2003, durante a 18 Jornada Mundial da Juventude, em Roma.