Uma boa medida adotada pela Prefeitura de Salvador
Semps , Salvador |
05/07/2013 às 10:31
Secretário Maurício Trindade conversa com "flanelinhas"
Foto: Semps
Daniel Freitas, que sobrevive, há algum tempo, com o que arrecada do trabalho que realiza como guardador de carro informal nas ruas do bairro da Barra é um dos seis guardadores – de um total de 21 – que foram cadastrados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), participaram de palestras e cursos sobre higiene pessoal, cidadania, relações pessoais e noções de turismo, receberam fardamento e material de trabalho, kit completo para higine pessoal, e, desde ontem, (04/07), trabalham de forma ordenada no bairro, com acompanhamento da própria secretaria, do Sindicato da categoria ( Sindguarda) e da Polícia Militar, através da 11ª CIPM, que tem no comando o Major Sandes Junior.
A ação, de caráter social, foi deflagrada pelo Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, num evento realizado no salão de festas da Igreja Santa Terezinha. A partir de agora, Daniel e cinco outros guardadores de carro, trabalham nos locais previamente determinados portando boné, colete com nome bem visível e bloco com sugestão de preços para os clientes – R$ 2.00 durante o dia e R$ 5,00 durante a noite. O pagamento é opcional.
De acordo com o Secretário Mauricio Trindade, a ação tem outros objetivos além de ordenar a atividade dos guardadores de carro. “É uma ação preventiva que tem como objetivo proporcionar uma vida mais digna aos populares flanelinhas evitando se tornem moradores de rua ou enveredem pelo caminho da bebida ou da droga. Pretendemos capacita-los ainda mais para que possam, mais tarde, conseguir emprego com intermediação do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). Os proprietários dos carros estacionados ao longo das ruas e avenidas da cidade igualmente serão beneficiados com a certeza de que terão seus bens protegidos”.
Como contrapartida, os guardadores de carros deverão ajudar na limpeza da área onde atuam e informar à secretaria ou a Policia Militar caso percebam a presença de crianças em situação de risco nas ruas ou mesmo pessoas se drogando.
Nos próximos dias mais 15 flanelinhas começarão a trabalhar de forma ordenada na Barra. Em seguida, a SEMPS levará os mesmos benefícios àqueles que trabalham nos bairros Canela, Campo Grande e Vitória.