vide
Ascom Embasa , da redação em Salvador |
18/06/2013 às 11:44
Devido ao alto índice pluviométrico registrado, nos últimos dois meses, no recôncavo baiano, a Barragem da Tapera, manancial utilizado pela Embasa para abastecer a população da ilha de Itaparica, atingiu seu nível máximo, permitindo um incremento na oferta de água em torno de 20%.
A partir da próxima quarta-feira, dia 19 de junho, a empresa vai aumentar o volume distribuído aos imóveis das sedes municipais e localidades da ilha. Esta medida, no entanto, não é suficiente para suspender o racionamento na distribuição iniciado no dia 16 de abril deste ano.
O gerente do escritório local da Embasa, em Itaparica, Ariosvaldo Gama, explica que este aumento na oferta de água pode ser temporário, pois caso não chova o suficiente para manter a barragem cheia nos meses que antecedem o verão, a empresa voltará a reduzir a oferta para garantir disponibilidade de água no período de alta de estação.
Consumo consciente
Para o gerente, diante do aumento da oferta de água no sistema de abastecimento que atende a ilha de Itaparica, a população local deve ter consciência de que se a água não for utilizada com responsabilidade e economia, ela pode vir a faltar. A Embasa conta com a colaboração dos habitantes da ilha. “É importante que as fraudes nas ligações sejam denunciadas e os vazamentos avisados pelo 0800-0555-195”, lembra.
A Embasa orienta os moradores de imóvel com mais de um pavimento que instalem um reservatório, no nível da rua, com uma bomba para elevar a água até o reservatório superior. Os dois reservatórios devem ter capacidade suficiente para as necessidades diárias de seus habitantes. Essa é a forma mais segura de garantir disponibilidade de água durante paradas para serviço de manutenção na rede distribuidora e quedas de pressão em horários de pico de consumo.