Salvador

PROTESTOS chegam a Salvador e manifestantes ocupam a Tancredo Neves

vide
A Tarde , Salvador | 17/06/2013 às 18:24
Estudante promtem voltar á carga no dia do jogo do Brasil
Foto: A tarde
Com gritos de ordem, faixas e cartazes de protesto, integrantes do Movimento Passe Livre deram início à manifestação na tarde desta segunda-feira, 17, na região do Iguatemi, em Salvador, conforme haviam combinado em reunião no último sábado, 15.
A mobilização é em solidariedade às manifestações contra aumento de tarifa no transporte público realizadas em outras capitais do Brasil. Eles pedem melhorias do transporte público, da mobilidade urbana e da acessibilidade na capital baiana.
O grupo fez a concentração no Iguatemi.

 Depois, os manifestantes partiram em passeata para a Avenida Tancredo Neves. Eles pretendem fazer o retorno para a Estação de Transbordo. O grupo reivindica passe livre para todos os usuários do transporte público, que seria 100% subsidiado pelo poder público, seja em nível municipal, estadual ou federal.

O movimento deixa o trânsito lento na região. Agentes da Polícia Militar (PM-BA) acompanham o protesto, que é pacífico, conforme os manifestantes. Segundo integrantes do grupo, chegou a ser cogitada a possibilidade de levar o protesto até a Avenida Paralela, no entanto eles desistiram da ideia, pois já tinham combinado de se manifestarem na Avenida Tancredo Neves.

"O protesto é contra todos esses aumentos de passagens e também contra a Fifa, que não pode mandar no país do jeito que está mandando", disse o estudante universitário Marcos Lúcio, um dos responsáveis pela organização do protesto desta segunda.
O também estudante Ruan Phelippe, integrante do Coletivo Quilombo, destacou a amplitude do movimento. "A manifestação começou em apoio aos movimentos de outras capitais e acabou se tornando uma passeata contra tudo, contra a situação geral do país, contra a corrupção".

O major responsável pelo policiamento que acompanha o protesto, tenente coronel Nascimento, disse que não houve embates e que tudo está controlado. "A palavra-chave da situação é o entendimento. Está tudo sob controle. Desde o começo, tudo que foi combinado está sendo cumprido", destacou.

Trânsito

A manifestação bloqueou as vias na região do Iguatemi. O grupo fechou a Avenida Antônio Carlos Magalhães e causa lentidão na Avenida Tancredo Neves. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), outro grupo de manifestantes seguem do Centro de Abastecimento do Rio Vermelho até o Iguatemi.

O trânsito também segue intenso na Avenida Paralela, mas por conta do fluxo causado durante o horário de pico. Até o momento. o órgão não registrou acidente na capital baiana.

Além do protesto desta segunda, os integrantes do Movimento Passe Livre pretendem realizar na próxima quinta, 20, outra mobilização, às 14h, do Campo Grande até a Arena Fonte Nova. Neste mesmo dia, o estádio será palco da partida entre Uruguai e Nigéria, às 19h30, pela Copa das Confederações.