Salvador

DEMOLIÇÃO da antiga sede do Bahia deve ser concluida neste sábado

Sílvio Pinheiro frisou que a área pertence ao município desde o ano passado, quando um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) foi firmado entre a Prefeitura
Agecom , da redação em Salvador | 08/06/2013 às 07:45
Local vai abrigar área pública de lazer
Foto: Max Haack
"O interesse coletivo se sobrepõe aos interesses privados na atual gestão da Prefeitura. Nós vamos entregar a praça à comunidade da Boca do Rio. Esse é o nosso compromisso com a população e nós vamos fazer no menor prazo possível". A declaração é do superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, Silvio Pinheiro, que falou à imprensa, na tarde dessa sexta-feira (7), sobre a demolição das estruturas localizadas na antiga sede de praia do Bahia. A demolição começou ontem e deve terminar na madrugada deste sábado (07).

Sílvio Pinheiro frisou que a área pertence ao município desde o ano passado, quando um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) foi firmado entre a Prefeitura, o Esporte Clube Bahia e o Ministério Público, resultando na desapropriação. Entretanto, durante o procedimento de demolição, o empresário da casa de shows Espetáculo impediu a ação da Sucom, colocando-se, bem como uma parente dela, na frente do maquinário.

"Acabamos suspendendo temporariamente a demolição para evitar qualquer confronto", explicou Pinheiro. "Mas a Prefeitura não vai admitir que um particular prejudique o desenvolvimento da cidade e a entrega de um equipamento público para a comunidade da Boca do Rio", afirmou o superintendente.

De acordo com o superintendente da Sucom, a partir da desapropriação, todo contrato que havia sido firmado com o antigo proprietário perde a eficácia. "Então, direito algum assiste ao antigo proprietário da casa de shows Espetáculo, estabelecimento que já não poderia funcionar, pois estava cheio de irregularidades, sem autorização e projeto de segurança”, contou Sílvio Pinheiro.

Durante a coletiva, Sílvio Pinheiro lembrou ainda que a implantação de uma área de lazer no local faz parte do amplo projeto de requalificação da orla que será detalhado pelo prefeito ACM Neto na próxima semana. As obras na antiga sede de praia do Bahia estão bem adiantadas, e, com a demolição, deve ser concluída em 30 dias. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira.