Salvador

ANTIGA SEDE DO BAHIA! Demolição suspensa por liminar.Máquinas no local

No local, segundo a Prefeitura, vai ser erguida uma área de lazer para a cidade do Salvador
A Tarde e Agecom , da redação em Salvador | 07/06/2013 às 17:38
Impasse na demolição da Casa de Shows na antiga sede do Bahia
Foto: A TARDE
A demolição da Casa Espetáculo Shows e Eventos, antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, localizada no bairro da Boca do Rio, em Salvador, segue sem definição. Mesmo com uma liminar assinada pela juíza Marielza Brandão Franco, da 29ª Vara Cível de Salvador, impedindo provisoriamente a derrubada, técnicos da Superintendência de Ordenamento e Uso do Solo (Sucom) permanecem no local.

Durante a primeira tentativa de iniciar os trabalhos para a demilição, a afilhada do proprietário do empreendimento, Jorge Roque Lírio, se deitou na frente do trator para impossibilitar a derrubada do prédio. 

Sheila Argolo estava no local desde às 8h, quando chegaram as máquinas da prefeitura para iniciar a demolição. "São 10 anos que estamos aqui. Estamos totalmente legal e não vou deixar destruírem uma vida", comentou.

De acordo com Lírio, existe um contrato válido até 2015, que foi assinado com o Bahia para que o espaço funcionasse normalmente. Segundo ele, o terreno não é para ser vendido porque pertence à Marinha.

Lírio comentou que teria uma reunião com a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) na manhã desta sexta, mas quando chegou à sede, um trator já estava na porta para fazer a demolição. Ele afirma ter uma liminar da Justiça que impede a derrubada.

"Eles (a prefeitura) não estão acatando uma decisão judicial, querem demolir e dizem que depois iremos conversar. Se a estrutura não é viável para o novo projeto da orla, eles deveriam me procurar para conversar, mas não destruir como eles querem", reclamou.

O engenheiro da Sucom, Celson Jorge, justificou que a liminar não tem valor judicial e tenta dar andamento aos trabalhos: "O documento foi impresso em uma lan house, não tem valor. É preciso estar assinada e carimbada e quem tem que enviar é um oficial de justiça. Vamos dar prosseguimento à demolição".

Os trabalhadores disseram que receberam determinação para permanecer no local até a resolução do impasse.

Intervenção do prefeito

O advogado Maurício Dourado, representante da Casa Espetáculo, disse que o  terreno nunca foi da prefeitura e pertence ao Esporte Clube Bahia. Queremos uma saída negociável, um diálogo aberto. Não é demolir e depois conversar, precisamos chegar a uma solução".

Dourado solicitou intervenção do prefeito ACM Neto, que receberá as partes para uma reunião extraordinária. A demolição não foi finalizada e todos partirão para a sede da prefeitura, onde serão recebidos pelo prefeito ainda na tarde desta sexta.

VERSÃO DA PREFEITURA

A demolição da estrutura da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, na Boca do Rio, começou na tarde de hoje (07) como parte do projeto total de requalificação da orla de Salvador, que vai ser detalhado pelo prefeito ACM Neto nos próximos dias, em coletiva à imprensa. 

Em um mês, será concluído o espaço público de lazer que está sendo erguido no local, após projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF. A Foz do Brasil é a empresa responsável pela execução da obra na antiga sede do Bahia, e as demais intervenções no entorno são da própria Prefeitura.

A obra, orçada em R$4 milhões, faz parte de uma contrapartida da Odebrecht por conta do emissário submarino. Parte do projeto da FMLF já foi concluído, na região onde antes havia as piscinas, quadras e um campo no clube fechado. O projeto consiste numa área livre, ocupada por paisagismo e um parque completo de lazer, com ciclovia, área de cooper e outras práticas esportivas, quiosques para a venda de água de coco, setor de convivência, além de iluminação pública reforçada e sinalização visual.

O objetivo da Prefeitura é valorizar o mirante para a praia e permitir mais uma área para o lazer na cidade. Também será construída uma ponte sobre o rio, permitindo o acesso às quadras de esporte que ficam ao lado da antiga sede de praia do Bahia. Logo no início da gestão, o prefeito ACM Neto esteve no local e determinou celeridade nas obras, o que está ocorrendo.