Salvador

68 igrejas da Arquidiocese de Salvador celebram Santo Antônio

Santo Antônio, no Brasil, está mais popular do que São Francisco pelo fato de termos associado a ele o pão dos pobres
Sara Gomes , Salvador | 07/06/2013 às 11:06
Se quiser receber este livro de Santo Antônio (gratuito) é só pedir pelo nosso site
Foto: BJÁ
No dia 13 de junho, 68 igrejas da Arquidiocese de Salvador prestam homenagens a Santo Antônio. As orações, trezenas e missas reúnem inúmeras famílias que, confiantes, pedem a intercessão do santo que é referência de vida e oração para a Igreja e tornou-se conhecido pela simplicidade e pelo amor aos mais pobres.

 “Santo Antônio, no Brasil, está mais popular do que São Francisco pelo fato de termos associado a ele o pão dos pobres. Então, um grande número de pessoas recorre às igrejas nas terças-feiras, especialmente, para receber pão e, com isso, vão divulgando o amor a Santo Antônio”, afirma o frei Ronaldo Marques Magalhães, padre responsável pela Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.

Dentre as capelas que festejam santo Antônio estão as localizadas em Águas Claras, Rua 13 de Junho – Sete de Abril, Itinga, Valéria, Estrada Velha do Aeroporto, Lauro de Freitas, Alto de Santo Antônio - Itaparica, São Roque do Paraguaçu - Maragogipe e Ladeira da Barra.Além das capelas, o santo também é festejado nas Igrejas da Piedade e de São Francisco (Terreiro de Jesus), bem como nas paróquias Santo Antônio Além do Carmo (Carmo) e Santo Antônio (Cosme de Farias e Fazenda Coutos III), onde tradicionalmente são realizadas orações em louvor ao intercessor das causas perdidas. 
Confira as programações!

Com o tema Espiritualidade pastoral: Santo Antônio ajuda-nos a superar uma pastoral sem alma, a Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Largo de Santo Antônio, Santo Antônio – Tel.: (71) 3242-6463) realiza a Trezena, sempre às 20h. 

No dia festivo, 13, os devotos participam de uma alvorada às 6h e de Missas às 7h, 9h, 10h30 e 16h30. Às 17h acontecerá uma procissão pelas ruas do bairro, às 17h; em seguida, Missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

Na Paróquia Santo Antônio (Praça Cosme de Farias,s/n, Cosme de Farias; Tel.: (71) 3244-4321), os fieis também participam da Trezena em homenagem ao patrono, sempre às 19h30. O Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside a Missa no dia 8, às 18h. 

As festividades serão encerradas no dia 13, com uma alvorada às 4h45, seguida de café da manhã partilhado. Às 10h será celebrada a Missa das crianças; ao meio-dia haverá Hora Santa com adoração ao Santíssimo Sacramento. Já às 14h terá início a concentração dos fieis para procissão, que sairá da Igreja Com Jesus dos Milagres (Paranhos) às 18h30, em direção à Matriz, onde será celebrada a Missa festiva às 19h.
No bairro de Fazenda Coutos (3ª Etapa, Quadra 76, Rua D; Tel.: (71) 3521-2745), Santo Antônio é homenageado com o tema Santo Antônio, exemplo de amor e fé. As celebrações acontecem até o dia 13, sempre às 19h. Todas as noites, após a celebração, haverá quermesse; e no dia 9 será realizado um leilão após a Trezena. A Missa solene será presidida, no dia 13, pelo Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva, às 19h, seguida de procissão pelas ruas do bairro.

Já no Convento de São Francisco (Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho) a trezena acontece sempre às 18h. No dia festivo, 13 de junho, serão celebradas Missas às 7h, 8h30, 10h, 16h30 e 18h. Às 15h os devotos receberão a bênção de Santo Antônio. O tema deste ano é Com o jovem Santo Antônio somos discípulos e missionários do Senhor.

Pai dos Pobres - Nascido em Lisboa em 15 de agosto de 1195, Antônio de Pádua foi batizado com o nome de Fernando. Durante a juventude ingressou na vida religiosa, no primeiro momento, como membro da Ordem de Santo Agostinho e, alguns anos mais tarde, na Ordem Franciscana, onde recebeu o nome de Antônio. Sua popularidade chegou ao Brasil graças aos colonizadores que vieram de Portugal.