Salvador

Prefeitura de Itabuna acelera medidas para abertura da Escola Trânsito

Veja as medidas que estão sendo adotadas
Decom , Itabuna | 02/06/2013 às 10:52
As diretoras da Escola de Trânsito Elizângela dos Montes e Edlande Brandão
Foto: Pedro Augusto
 A Prefeitura de Itabuna aguarda a liberação do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN para a abertura da Escola Municipal de Trânsito, já que a documentação necessária e os dados técnicos e físicos do prédio, além da proposta de cursos específicos para todos os servidores, já foram encaminhados a Salvador. A unidade vai funcionar no anexo da Secretaria de Transporte e Trânsito - Settran, no antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Junior.      

             Segundo a diretora geral da Escola de Trânsito, Edlane Brandão, entre os cursos de capacitação indispensáveis estão o de Instrutor de Trânsito para a equipe e um específico para quem ocupa o cargo de direção. Ela informou que os cursos são particulares, têm duração de 30 dias, mas existem apenas em Salvador. A diretora já participou do primeiro e aguarda a convocação para conclusão da ultima etapa. Outros sete instrutores também já estão habilitados para a função.

            Edlane informou ainda que a estrutura física da unidade atende às exigências estabelecidas pelo Denatran. A Escola Pública de Trânsito é uma auto-escola gratuita, e à exceção do laudo, os outros serviços são gratuitos, como as aulas teóricas, práticas e a realização dos exames clínicos e psicológicos.

            A escola vai atender aos cidadãos de Itabuna que não têm condições de atender aos requisitos básicos para aquisição da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Muitas das condições, segundo a diretora, travam o acesso da população carente, a exemplo da obrigatoriedade das aulas por um Centro de Formação de Condutores (CFC) e as taxas cobradas pelos Detrans.

            “O Código Brasileiro de Trânsito tornou mais rigorosa a legislação, sobretudo na questão financeira, o que deixou mais distante o sonho do cidadão carente de se tornar um condutor habilitado. Daí, a preocupação do prefeito Claudevane Leite em acelerar o processo para que a abertura da escola, que vinha se arrastando por falta de iniciativa da gestão passada”, afirma Edlane Brandão.

             A diretora de ensino Elizângela Claro dos Montes também já está habilitada para a função. Ela acredita que a escola tem tudo para atender aos anseios da comunidade. “Será o suporte inicial para a primeira habilitação e uma porta aberta para que muitos cidadãos conquistem vaga no mercado de trabalho”, afirmou.