Salvador

ACM NETO diz que Corpus Christi renova fé na proteção a Salvador

Prefeito visitou obras em dois bairros de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/05/2013 às 13:49
Lima, Dom Murilo, arcebispo primaz, o prefeito ACM Neto, e ao fundo o secretário Aleluia
Foto: Mas Haack
O prefeito ACM Neto participou, neste feriado de Corpus Christi (30), de uma missa na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, em celebração ao dia que marca o calendário da Igreja Católica. 

A cerimônia conduzida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, contou com a participação de fiéis que lotaram o largo. 

“Esse momento renova a fé do povo de Salvador. Estou aqui para pedir proteção para continuar meu trabalho de transformação dessa cidade, para pedir força para enfrentar as dificuldades”, afirmou o prefeito após a celebração. Acompanharam a cerimônia o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, a presidente da Limpurb, Kátia Alves, entre outras autoridades. Todos seguiram, após a cerimônia, em uma procissão.

Logo depois, o prefeito reuniu secretários e dirigentes de órgãos na Capelinha de São Caetano, onde conheceram as instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mosa Berbert. Na ocasião, o prefeito destacou que as unidades de ensino na rede serão contempladas com amplo projeto de requalificação através de um processo de licitação que deve sair dentro dos próximos dias. 

VISITA A BAIRROS

O prefeito também visitou duas áreas que podem servir para a construção de uma unidade do Programa de Saúde da Família: uma na via principal do bairro, e a segunda onde funciona a sede da associação de moradores, próximo ao final de linha. Com isso, ACM Neto pediu ao secretário José Antônio Rodrigues Alves (Saúde) que avalie as duas possibilidades para aumentar a capilaridade do programa em Salvador.

Um dos principais problemas enfrentados pelos moradores da região, a Ladeira do Cacau, também foi discutido pelo prefeito e sua equipe no local. O prefeito solicitou ao secretário Paulo Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil) que reavaliasse o projeto que está pronto há dois anos na Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), mas que precisa de uma atualização. 

O investimento para contenção da encosta é de R$ 4,5 milhões, mas ainda será necessário dialogar com a comunidade, que precisará deixar a encosta para possibilitar a requalificação. “Essa será uma questão a ser resolvida no segundo semestre porque precisamos conversar com a comunidade sobre sua realocação. Uma das opções é garantir moradias do programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou Paulo Fontana.

O prefeito destacou o empenho da atual administração com a Ladeira do Cacau, que está interditada desde a última gestão por conta dos riscos que representa aos moradores. “Estou aqui para assumir compromisso e anunciar o começo das intervenções dessa obra no segundo semestre desse ano. 

A principal reivindicação de São Caetano hoje é essa [a Ladeira do Cacau], mas vimos também a necessidade de implantação de um posto de Saúde da Família, trazer a Operação Tapa-Buracos para a ladeira da Fazenda Grande, que dá acesso a São Caetano, medida já solicitada à Sucop”, afirmou ACM Neto, que também determinou ao secretário José Carlos Aleluia um estudo sobre o trânsito de ônibus do transporte complementar e o estacionamento de veículos pequenos no final de linha do bairro