Salvador

RODOVIÁRIOS aprovam estado de greve e operação tartaruga vai começar

Decisão foi tomada na Assembleia de hoje
Correio , da redação em Salvador | 22/05/2013 às 13:20
Ponto de ônibus em frente a Igreja de Santa Terezinha, Chame-Chame
Foto: BJÁ
Os rodoviários aprovaram no final da assembleia desta quarta-feira (22) o estado de greve para a categoria. Na prática, isso significa que a decisão de realizar mobilizações, paralisações e decretar a greve geral dos trabalhadores passa das mãos da diretoria do sindicato para a deliberação das assembleias.

De acordo com a representação sindical, a partir de agora os trabalhadores podem se organizar para realizar operações tartaruga (quando os ônibus andam um atrás do outro para dificultar o fluxo do trânsito) e dar entrada nos procedimentos judiciais para formalizar uma greve.

 Uma das demandas é o cumprimento da Lei Federal do Descanso (nº 12.519/2012), que estabelece que para cada carga-horária de 7h cumprida pelos motoristas, estes devem descansar uma hora.

O problema, segundo Daniel Mota, é que a maioria das estações não possui a infraestrutura necessária para que os motoristas estacionem os ônibus e realizem o descanso. De acordo com ele, somente a Lapa e a estação Pirajá são adequadas para isso.

A categoria também rejeitou a proposta de flexibilização dos horários apresentada pelos empresários, alegando que isso obrigaria os rodoviários a trabalhar um número maior de domingos no mês.

Na próxima terça-feira (28), terá início uma nova rodada de negociações com os empresários, na qual os representantes do sindicato irão repassar as posições dos trabalhadores deliberadas hoje. Caso não haja acordo, é sindicato considera a possibilidade de decretar greve geral.