Salvador

PREFEITURA anuncia retirada de linhas de ônibus da Av Tancredo Neves

Muitos ônibus que saem do iguatemi vão seguir pela Paralela sem passar pela Tancredo
Aurora Vascondelos ,  Salvador | 22/05/2013 às 17:57
Secretário Aleluia durante encontro com empresários da Tancredo Neves
Foto: Agecom
A prefeitura vai relocar linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Tancredo Neves e desviá-las para a via Ligação Iguatemi Paralela (LIP), com a finalidade de diminuir o engarrafamento na região.  

A informação partiu do secretário de Urbanismo e Transporte do município, José Carlos Aleluia, que não definiu ainda quando nem quais linhas serão relocadas, mas adiantou que os ônibus que circulam pela Paralela terão paradas  na Estação de Transbordo do Iguatemi, onde os passageiros que vierem de outros pontos da cidade deverão chegar através de ônibus circulares e pagando a mesma tarifa. “A população vai tomar dois ônibus, porém sairá ganhando pois sem engarrafamento terá o tempo de viagem, diminuído”, apostou Aleluia para quem a Tancredo Neves está sobrecarregada principalmente por causa do volume dos ônibus  que é superior em cerca de 15% ao espaço dos carros.

A declaração foi feita durante almoço promovido para o secretário, na Casa do Comércio, pela Associação Empresarial Tancredo Neves, entidade que reúne  empresários, síndicos, proprietários e representantes de mais de 1.500 empreendimentos situados na região. Aleluia respondeu a perguntas e  falou dos planos da prefeitura para o local, que ele chamou de “bairro laboratório”, passagem para a Av. Paralela.

“Estamos abrindo uma licitação para escolher as empresas que deverão operar na integração”, disse. Os ônibus oriundos de outros municípios da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari não poderão continuar circulando na cidade para pegar passageiros. Eles também terão que participar da integração, o que no caso deverá ocorrer na Estação de Mussurunga. “A procura de passageiros por esses ônibus dentro de Salvador é uma violação da lei de boa convivência”, enfatizou.

A ação da prefeitura para reordenar o tráfego na cidade será forte e a primeira ação será a de limpar as vias para a circulação de carros na Tancredo Neves, o que inclui além da relocação de linhas de ônibus, a proibição de estacionamentos, retirada de sinaleiras- o que atrapalha a circulação- e a colocação de passarelas. “Para melhorar o transporte coletivo temos que ter três coisas: segurança, mobilidade e conforto”. Quanto à climatização dos ônibus, ele explicou que não quer dizer necessariamente que terão ar condicionado, mas um sistema que permita uma melhor ventilação.
 
A prefeitura, conforme Aleluia, vai investir na também reurbanização da Tancredo Neves, mas o reordenamento virá em primeiro plano, pois o espaço urbano está sendo indevidamente usado por comércios e estacionamentos irregulares.  Já se busca, inclusive, em uma solução para o canal que passa em frente ao Shopping Salvador que deverá ser transformado em um espaço de convivência entre as pessoas.

O secretário tem certeza de que o projeto de reordenação do trânsito na cidade dará certo  e conta que esteve recentemente em São Paulo e tomou conhecimento de que a prefeitura de lá pretende fazer o mesmo que já está planejado em Salvador. O encontro deixou satisfeito o diretor-superintendente da associação, Luiz Walter Coelho Filho. Ele disse que o almoço com secretários municipais (o anterior foi com o chefe da Casa Civil, Alberico Mascarenhas) faz parte de uma estratégia de integração com os poderes públicos municipais de forma a criar uma parceria para a melhoria do novo centro geográfico de Salvador.