Salvador

Beneficiários do Bolsa Família convocados para acompanhamento de saúde

Mais de 100 mil pessoas ainda não fizeram o procedimento e o prazo termina no dia 28 de junho
Agecom , Salvador | 22/05/2013 às 09:12
Os beneficiários do Bolsa Família que ainda não fizeram o acompanhamento das condições de saúde no primeiro semestre deste ano têm até o dia 28 de junho para comparecer a qualquer posto municipal de saúde. O descumprimento do prazo pode ocasionar no bloqueio do benefício.

 A determinação é do Ministério do Desenvolvimento Social, que exige a realização, duas vezes por ano, dos seguintes exames: pré-natal para as gestantes, retorno para a consulta após o parto, orientação alimentar, vacinação infantil e monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), gestora do Bolsa Família em Salvador, das 144.841 famílias em Salvador que precisam comparecer aos postos de saúde para fazer o acompanhamento, somente 13.060 atenderam o chamado. “A maioria está deixando para a última hora e isso pode causar congestionamento nos postos de saúde e, consequentemente, problemas para os próprios beneficiários, que podem até perder a data do acompanhamento”, alerta o secretário da Semps, Maurício Trindade.

Perfil - Devem comparecer aos postos de saúde pessoas que tenham entre os seus dependentes crianças de zero a sete anos e mulheres com idade entre 14 a 44 anos. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, a caderneta de saúde das crianças e o cartão da gestante.

Para consultar os endereços dos postos de saúde mais próximos de casa ou tirar dúvidas sobre os documentos necessários para fazer o acompanhamento, os beneficiários podem ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 156.