Salvador

Ações da diversidade LGBT prometem marcar mês maio com apoio da SJCDH

Veja o que promete a SJCDH
Ascom SJCDH , da redação em Salvador | 01/05/2013 às 12:11
Lançamento dos eventos pelo secretário Almiro Sena
Foto: Cleiton Libra
O mês de maio será repleto de atividades que marcam a luta pela garantia de direitos e cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Na terça feira (30), foi realizada, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a cerimônia de lançamento da Agenda Bahia – Maio da Diversidade LGBT.

Até o fim de maio, o governo do Estado realiza, em toda a Bahia, seminários, exposições, caminhadas e diversos atos públicos com o intuito de discutir e chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento de toda forma de preconceito contra o gênero. “O Maio da Diversidade consagra um dos grandes desafios que procuramos superar: levar essas discussões para o interior do estado”, ressaltou o Secretário da SJCDH, Almiro Sena, ao declarar que a garantia da diversidade plena é algo que norteia a gestão estadual.

Uma das atividades previstas é a realização, no dia próximo dia 8, no Campo Grande, de um ato público em lembrança do estudante de Produção Cultural da UFBA, Itamar Ferreira, assassinado no último dia 12 . “ Vamos lembrar do caso para que outro crime dessa natureza não aconteça”, afirma o Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), Ailton Ferreira.

A representante do Fórum Baiano LGBT, Milena Passos, parabenizou o governo estadual pela iniciativa. “ Fico feliz por a Bahia ter saído na frente”, afirmou. Já a coordenadora do Núcleo LGBT da SJCDH, Paulete Furacão assegurou que a programação da Bahia é mais intensa entre os estados que irão comemorar o mês.

Também participaram da solenidade a Secretaria de Políticas para Mulheres, Vera Lúcia, os deputados estaduais Bira Corôa e Marcelino Galo, além da vereadora Fabíola Mansur e a representante da Academia da Uneb,, Suely Messeder.