Os ventos na Baía de Todos os Santos, que chegaram a 25 Km/hora nos últimos dias, são moderados nesta manhã e o mar está calmo
Astramab , da redação em Salvador |
27/04/2013 às 09:53
Passageiros embarcam neste sábado para travessia até Mar Grande
Foto: Astramab
A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande voltou a operar normalmente neste sábado (27), às 5h, depois de parar durante os últimos seis dias devido ao mau tempo em Salvador. Oito embarcações estão em tráfego e o movimento de passageiros é pequeno nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio. A tendência, segundo a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), é que o fluxo de usuários cresça aos poucos à medida que a população tome conhecimento da retomada do serviço. Os horários de saída são de 30 minutos em 30 minutos, tempo que pode ser reduzido para 15 minutos, caso a demanda exija.
Os ventos na Baía de Todos os Santos, que chegaram a 25 Km/hora nos últimos dias, são moderados nesta manhã e o mar está calmo, proporcionando boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos. O presidente da Astramab, Jacinto Chagas, lamentou por o sistema ter deixado de atender aos seus usuários durante uma semana. "Temos um perfiel de passageiros fiel, que sabe que conta com horários de saída a cada 30 minutos dos terminais e que a viagem até a Ilha de Itaparica é mais rápida, com tempo médio entre 35 e 40 minutos. O prejuízo foi grande tanto para os operadores como para os usuários. Mas estava inviável a navegação e não poderíamos correr risco".
Morro de São Paulo - As escunas de turismo que fazem o tradicional "Passeio às Ilhas" da Baía de Todos os Santos também voltaram a operar normalmente hoje. Já a linha de catamarã ligando Salvador a Morro de São Paulo ainda será operada hoje com conexão em Itaparica, já que as condições de navegação até à Ilha de Tinharé ainda são desfavoráveis. A previsão é de que o serviço seja completamente normalizado neste domingo. Os catamarãs estão saindo do Terminal Náutico com destino a Itaparica, de onde os passageiros seguem viagem via terrestre até Ponta do Curral, em Valença, e atravessam para o Morro.