O evento começará com a alvorada de fogos às 5h, seguida do café da manhã às 7h
Carlos Verçosa , Salvador |
20/04/2013 às 11:18
A tradicional Caminhada da Paz e Cidadania pela Educação está de volta. Na sua décima primeira edição, será realizada pelos moradores do bairro Alto das Pombas (Federação) nestedomingo 21 de abril, das 7 às 11h.
O evento começará com a alvorada de fogos às 5h, seguida do café da manhã às 7h. A Caminhada terá início às 8h e será acompanhada por grupo de capoeira, baianas e populares, além de muita música, carro de som e carro de apoio com duas enfermeiras. Término previsto para as 11h.
O percurso da 11ª Caminhada: saída do Alto das Pombas, Rua Caetano Moura, Rua Severo Pessoa, Estrada de São Lázaro, Ladeira de São Lázaro, Rua Eldécio Ribeiro, Rua Álvaro da Silva, Rua Sabino Silva, Avenida Centenário, Ladeira do Ibit e fim de linha do Alto das Pombas, onde haverá o congraçamento final entre os participantes.
PROMOVER A PAZ
Para os organizadores do evento, a Caminhada já faz parte do calendário cultural do bairro e “congrega as pessoas em torno de um objetivo comum, que é o estímulo às práticas de cidadania através da educação para se alcançar a paz”, explica Jorge Newton, um dos idealizadores dos seus idealizadores.
Newton ressalta a importância do evento como forma de fortalecer o bom relacionamento entre as pessoas que formam a comunidade e para o alcance de reivindicações que beneficiem a todos, “como limpeza pública, posto de saúde, segurança e saneamento”.
José de Assis, da Comissão Organizadora, destaca a oportunidade de marcar uma boa imagem do bairro perante a mídia e as autoridades:
“É uma atividade que reúne os moradores num momento de congraçamento e marca de forma positiva a imagem de um bairro onde a maioria é gente de bem, gente que não tem nada a ver com violência e por isso prefere promover a paz”, afirma.
Outro integrante da Comissão Organizadora, Jamir Teixeira, faz questão de salientar que, entre os benefícios pretendidos pela Caminhada, estão atividades comunitárias consideradas essenciais. E relaciona:
“Promoção de cursos profissionalizantes, reforço escolar para a meninada em turnos opostos aos da escola, eventos culturais e esportivos. Além de palestras educativas abordando, por exemplo, a importância da limpeza urbana, as relações familiares e problemas enfrentados pelos moradores do Alto das Pombas”.
O poeta Osmar Machado Tolstoi se manifesta sobre o evento em versos de cordel:
"Caminho no Alto das Pombas / Escrevo um auto de paz / Quem sabe um verso já faz / Soar mais alto que as bombas / Mesmo sabendo que zomba / Quem não tem um coração / Você frio e sem emoção / Que não vê alvorar o dia / Pela paz, cidadania / Através da educação..."
Os participantes da 11ª Caminhada do Alto das Pombas receberão uma camisa especialmente produzida para a ocasião. O evento contará com o apoio da Transalvador e do Esquadrão Águia, da PM, que cuidam do trânsito, Instituto Iapaz e Fundação José Silveira.