Ações de abordagens aos moradores de rua com secretário Maurício Trindade
Agecom , Salvador |
13/04/2013 às 11:04
Secretário Maurício Trindade à frente das operações
Foto: Agecom
Os moradores do Campo Grande, Canela e entorno vivenciaram um dia especial na sexta feira (12). Afinal, durante boa parte da manhã, tiveram toda a atenção da prefeitura que, numa ação coordenada pelo secretário Mauricio Trindade, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), iniciou uma série de ações visando revitalizar uma das praças mais importantes da cidade, a 2 de Julho.
O primeiro ato foi das equipes de abordagem, que fizeram um trabalho de orientação e conscientização dos moradores de rua que “habitam o local e as ruas laterais” para que retirem seus pertences do espaço público, não sujem a área, não consumam drogas e não criem pontos de aglomeração, atrapalhando o fluxo de pessoas que passeiam ou visitam a praça.
Acompanhados do secretário Mauricio Trindade, representantes da Secretaria de Ordem Pública (Semop), da Secretaria Cidade Sustentável e da Guarda Municipal ouviram as queixas e sugestões dos moradores e das pessoas que costumam passear pela praça.
“A adesão da população à nossa ação foi de entusiasmo e de muita participação e cooperação. Combinamos que será criada uma comissão de moradores para dialogar conosco, apresentar sugestões e acompanhar os trabalhos que faremos aqui. Enquanto as obras estruturantes não são concluídas, pois demandam recursos, tempo e, assim esperamos, cooperação da iniciativa privada, aqui estaremos com ações que visam garantir segurança, limpeza e tranquilidade para quem é morador ou para quem frequenta a praça”, afirmou Maurício Trindade.
Entre as principais queixas dos frequentadores da região estão a falta de segurança, a permanência cotidiana de um grande número de população em situação de rua, a ausência de conservação do espaço físico e das áreas verdes.
Segundo o secretário, uma das propostas sugeridas tanto pela prefeitura como pelos moradores é a de que empresas privadas adotem a praça para garantir a sua conservação. “Essa opção já está sendo estudada e trataremos do assunto com a comissão de moradores que vai encaminhar as demandas da comunidade da região. A secretaria fará a interlocução com os demais entes públicos para garantir que os anseios da população sejam atendidos”, destaca Trindade.