Das 72 unidades escolares, 40 foram reformadas em apenas 40 dias pela gestão municipal
Ascom , Candeias |
08/04/2013 às 09:43
A maioria das escolas estava sucateada
Foto: Ascom
Após obra inédita da história da educação de Candeias, em que 40 escolas foram reformadas em apenas 40 dias, as aulas serão retomadas nesta segunda-feira (8) em todas as 72 unidades escolares da rede pública municipal. Algumas escolas cujas reformas foram adiantadas já tinham iniciado o ano letivo no dia 1º de abril.
De acordo com o prefeito de Candeias, Francisco Silva Conceição, após inspeção técnica em todas as escolas da sede e dos distritos, foi revelada a situação precária dos prédios escolares, que não apresentava condições mínimas para início do ano letivo com segurança para as crianças e adolescentes e funcionários do município.
Prédios com muros derrubados, má conservação e falta de manutenção da estrutura interna, móveis escolares quebrados, telhados quebrados, pisos desgastados e banheiros interditados e sem porta foram alguns dos principais problemas encontrados. Segundo a secretária de Educação, Laís Borges, foi verificado que as escolas já não passavam por reforma há 15 anos.
Diante do fato surpreendente, da quantidade de coisas a serem reparadas, e para não adiar ainda mais o ano letivo, algumas unidades receberam, inicialmente, reforma da parte interna, sendo que a parte externa será reparada com as aulas já iniciadas, ação que não vai atrapalhar o funcionamento das escolas, nem prejudicar o desempenho dos estudantes.
Com essa demonstração de descaso com o bem público praticado pelas gestões passadas, o prefeito explicou por que as reformas só puderam ser realizadas neste ano, e não em 2012, quando ele assumiu a prefeitura em junho. “Estavam reclamando e questionando por que não fizemos as reformas no ano passado, mas quem conhece a legislação sabe que naquele período as licitações estavam suspensas”, esclareceu Sargento Francisco, referindo-se à legislação eleitoral.
Novo calendário
A fim de garantir que os estudantes de Candeias não serão prejudicados por conta do atraso no início do ano letivo, a Secretaria de Educação montou um calendário especial para cumprir os 200 dias letivos e as horas-aula correspondentes, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (nº 9.394/96) e pelo Ministério da Educação. Confira as medidas tomadas para o novo calendário letivo:
- as aulas começarão meia hora antes, passando de 8h para às 7h30 da manhã;
- os estudantes terão 19 sábados letivos, distribuídos ao longo do ano;
- o recesso do meio do ano será encurtado.
Mais ação, melhor educação
Além das reformas prediais, a Prefeitura de Candeias implantou uma nova e mais saudável merenda escolar no ano passado, o que na verdade já teria sido acertado em contrato, mas não tinha o seu cumprimento. “As crianças estavam se alimentando com biscoito e água, enquanto nos documentos falava-se de arroz, feijão, carne e outros alimentos. O que fizemos foi exigir o cumprimento do contrato com a empresa,” contou Sargento Francisco.
Os professores e demais profissionais da educação, como as merendeiras, também foram capacitadas. No final de 2012 foi realizado o curso para merendeiras, além dos treinamentos paralelos para professores e funcionários escolares. Neste ano, também houve a Jornada Pedagógica, que definiu as metas para a educação básica e ensino fundamental de 2013.
Fardamento e material didático gratuitos também estão sendo entregues, a fim de estimular e auxiliar no aprendizado. “O que queremos é dar uma educação de qualidade aos nossos jovens. Estamos mudando o sistema educacional, qualificando os profissionais da educação, entregando fardamento e material didático e vamos implantar videomonitoramento nas escolas, a fim de proporcionar maior tranquilidade aos nossos estudantes enquanto estiverem estudando,” garantiu o prefeito Francisco.