Muitos moradores compareceram ao mutirão
Decom , Camaçari |
06/04/2013 às 18:34
Muita gente compareceu ao mutirão
Foto: Marcelo Ferrão
Os moradores de Camaçari tiveram hoje (06/04) um dia dedicado à
cidadania. É que a Prefeitura, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), promoveu o Mutirão de Registro Civil. O evento aconteceu no CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), no bairro Phoc II e teve a participação de mais de mil pessoas.
Esta é a primeira vez que a SJCDH traz o mutirão para o Município, no intuito de atender a população com a oferta de serviços como a emissão de documentos de identidade e carteira de trabalho, além de 1ª e 2ª via da certidão de nascimento. Também foram prestados atendimentos no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e no Ministério Público.
Presente no mutirão, o prefeito Ademar Delgado avaliou a parceria como positiva. “Esta ação nada mais é do que a promoção da cidadania para a população e representa um passo importante para melhorar a qualidade de vida do povo”, frisou o prefeito ao destacar que uma pessoa sem documento não existe civilmente.
A Prefeitura participou da iniciativa através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), que realizou o recadastramento e consulta do Programa Bolsa Família, prestou atendimento jurídico através do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania) e orientações sobre funcionamento e atividades desenvolvidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
A Secult (Secretaria da Cultura) também marcou presença e promoveu diversas apresentações culturais de grupos locais, a exemplo de roda de capoeira. A Sesau (Secretaria da Saúde), por sua vez, ministrou palestras sobre a dengue, realizou aferição de pressão arterial e glicemia e confeccionou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para quem ainda não o possui. Enquanto que a Semu (Secretaria da Mulher) prestou orientações sobre o funcionamento e atividades do órgão.
O secretário da SJCDHR, Almiro Sena, declarou que tem uma satisfação especial em realizar ações em Camaçari, cidade que é sempre muito receptiva nas parcerias. O secretário revelou ainda que o mutirão é um compromisso de interiorizar os serviços do governo e que visa aumentar o número de pessoas devidamente documentadas para, sobretudo, possibilitar que sejam contemplados pelos programas sociais.
O secretário do Desenvolvimento Social de Camaçari, Hélio Santos, destacou que o evento revelou o quanto a população precisa dos serviços de registro civil e, uma vez identificada a necessidade, a Sedes irá promover a iniciativa em outros bairros do Município, visando resgatar a cidadania das pessoas.
A dona de casa Edna Santos, 33 anos, moradora do bairro Lama Preta, aproveitou a ocasião para tirar a 1ª via do documento de identidade para os filhos de seis e 14 anos, além de tirar a 2ª via da própria certidão de nascimento. “Eu não podia deixar de aproveitar uma oportunidade única dessa. Retirar documentos perto de casa e, acima de tudo, de graça”.
Também estiveram presentes no mutirão os secretários do Esporte e Lazer, Marco Antônio Santos, e da Mulher, Solidade Caetano, além do vereador Bispo Jair (PRB).