Salvador

GRITO DA ÁGUA, DE SOS! Brumado fez passeata e escracha EMBASA

A maioria dos vereadores da Câmara de Brumado participou da caminhada do Dia Mundial da Água, realizada em Brumado nesta sexta-feira (22)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/03/2013 às 18:41
População foi às ruas para protestar contra Embasa e a falta d'água
Foto: Lay Amorim
Prefeitura Municipal, Modera, Abracadabra, Câmara de Vereadores, Grupo da Terceira Idade, estudantes, Associação dos Portadores de Deficiências e representantes de comunidade rurais realizaram uma caminhada em ocasião do Dia Mundial da Água na sexta-feira (22), em Brumado. Com faixas, cartazes e um carro de som, o cortejo saiu da Praça da Matriz em direção ao escritório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

 O presidente da entidade ambientalista Modera, Aurindo Ferreira, declarou ao Brumado Notícias que o objetivo da manifestação é chamar a atenção da Embasa quanto à necessidade de providências urgentes na implantação do esgotamento sanitário da cidade e, através disso, promover a revitalização do Rio do Antônio, onde atualmente é despejado o esgoto da cidade, que não é tratado.

Passeata

A maioria dos vereadores da Câmara de Brumado participou da caminhada do Dia Mundial da Água, realizada em Brumado nesta sexta-feira (22). Os parlamentares cobraram da Empresa Baiana Água e Saneamento (Embasa) a implantação do sistema de esgotamento sanitário do município, a ampliação da Barragem de Cristalândia, bem como a revitalização do Rio do Antônio. O vereador Márcio Moreira (PSB), que apresentou requerimento na Câmara solicitando uma audiência pública para se debater a questão, declarou que a empresa precisa mudar o discurso de que já investiu muito em Brumado, mas apontar o quanto já arrecadou e como será o investimento no esgotamento e na barragem. 

O presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL), citou que, por não cumprir suas responsabilidades, a Embasa tem gerado inúmeros problemas para o município. “No momento em que a Embasa pega a água limpa e devolve água suja, ela está matando o Rio do Antônio, o que é um prejuízo incalculável, e gerando um grave problema de saúde publica. Chega de a Embasa e os deputados dizerem que estão enviando projetos para o PAC. Depois de tanto tempo de luta, vem dizer que está entregando o projeto agora? O nosso problema é urgente”, cobrou Lôbo.
PREFEITO APELA
Também presente ao manifesto, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) disse em entrevista ao Brumado Notícias que a prefeitura está se aliando às demais esferas presentes ao movimento a fim de reivindicar o esgotamento sanitário municipal, que é de responsabilidade da Embasa. “Já deveríamos ter esse esgotamento há muito tempo, mas por falta do mesmo o município vem perdendo a oportunidade de receber receitas da União”, reforçou. O prefeito também endossou o discurso de campanha para a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia. 

Em seguida, o gestor citou que a Embasa está em dívida com o município. “A Embasa está em dívida com o município de Brumado, pois já deveríamos ter o esgotamento antes mesmo da barragem do Rio do Antônio, pois temos cidades menores que Brumado que já contam com uma rede de esgotamento sanitário. Hoje está caro sim implantar o sistema de esgotamento, mas isso porque a cidade cresceu e a Embasa não cumpriu sua parte. É questão que envolve também a saúde pública, pois não se tem saúde onde não há esgotamento sanitário, pois os nossos mananciais estão sendo poluídos”, afirmou o prefeito, que também assinou uma carta aberta que foi entregue à gerente do escritório regional da Embasa, Patrícia Gomes, para que a mesma seja encaminhada à gerência geral na capital. A carta consiste na assinatura de populares e representantes dos órgãos sociais cobrando da empresa as reivindicações já citadas.