As duas irão se encontrar no Marco Zero e, somadas com as ciclofaixas já existentes nos bairros de Boa Viagem e Casa Amarela, vão formar um corredor exclusivo de 25,5 km para os ciclistas.
G1 , PE |
22/03/2013 às 10:22
Prefeito de Recife faz anúncio
Foto:
A Prefeitura do Recife divulgou, em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (21), como vai funcionar a ciclofaixa móvel de turismo e lazer, que vai ligar as zonas Norte e Sul da cidade, com aproximadamente 20 km. O corredor para estimular o uso de bicicletas será aberto aos ciclistas todos os domingos e feriados, a partir do próximo dia 24, das 7h às 16h. Durante a apresentação da ciclofaixa, o prefeito Geraldo Julio também anunciou o projeto-piloto “Recife Antigo do Coração”, que acontecerá neste domingo (24). A ação promoverá atividades culturais e esportivas no Bairro do Recife.
O projeto de ciclofaixas já é desenvolvido em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, pelo banco Itaú, empresa vencedora do chamamento público aberto pela Prefeitura do Recife. “A cicloflaixa móvel é uma opção de lazer e vai incentivar o uso da bicicleta, que também funcionará mais a partir do Plano Diretor Cicloviário, que foi assinado no Marco Zero, no dia do Pedala PE”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.
Sobre possíveis problemas de retenção no trânsito após a abertura da ciclofaixa, o prefeito disse que o motorista de automóvel precisa se conscientizar e dar passagem ao ciclista. “A gente pede que nos domingos e feriados o condutor tente encontrar caminhos, trajetos, para evitar os locais das ciclofaixas móveis. E também que o motorista respeite os limites de velocidade, que olhe para aqueles que estão na bicicleta, porque, sempre quem se dá mal em um acidente de trânsito entre uma bicicleta e um carro é quem tá na bicicleta”, explicou.
A nova ciclofaixa terá duas rotas: uma na Zona Norte, com 7 km, e outra na Zona Sul do Recife, com extensão de aproximadamente de 6,5 km. As duas irão se encontrar no Marco Zero e, somadas com as ciclofaixas já existentes nos bairros de Boa Viagem e Casa Amarela, vão formar um corredor exclusivo de 25,5 km para os ciclistas.
Rotas
Na coletiva, o secretário de Turismo do Recife, Felipe Carreras, apresentou o itinerário das duas novas ciclofaixas. “São ciclofaixas bidirecionais, ou seja, de mão dupla”, disse. Na Zona Norte, a faixa para ciclistas começa na Avenida Parnamirim, através da ciclofaixa de Casa Amarela, e segue pela Avenida Rui Barbosa, Rua Amélia, Rua José Luiz da Silveira Barros, a pista local da Avenida Agamenon Magalhães, Rua Leopoldo Lins, Rua dos Palmares, Avenida Mário Melo, Rua da Saudade, Rua Princesa Isabel, Avenidas Rio Branco e Alfredo Lisboa, chegando ao Marco Zero.
A ciclofaixa da Zona Sul começa no Parque Dona Lindu, segue pela ciclovia já existente da Avenida Boa Viagem, pelas Avenida Engenheiro Antônio de Góes, Engenheiro José Estelita e Sul, também chegando ao Marco Zero.
Para sinalizar os ciclistas, a prefeitura montou esquemas com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O trajeto terá quatro mil cones que irão separar os ciclistas e os veículos, 50 cavaletes, mapas de rotas e banners informativos.