Salvador

COITÉ põe bloco de combate à dengue nas ruas para conter o mosquito

A população foi orientada para a realização de ações diárias de limpeza preventiva contra focos do mosquito em suas residências e arredore
Calila , C do Coité | 23/02/2013 às 19:03
Bloco de combate á dengue nos bairros em Coité
Foto: José Mascarenhas
 Sábado de muito calor e faxinaço na Mansão Pai Bico. O evento envolveu toda a comunidade coiteense, visando a prevenção e controle da dengue no município. A mobilização foi um sucesso segundo informaram os organizadores.

O Faxinaço contou com grande máquinas, caçambas, funcionários públicos e voluntários. Além da limpeza foi feita uma campanha de conscientização da comunidade para identificar eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue. “Uma parceria importante. Nós sempre trabalhamos aqui sozinhos e agora estamos confiantes na mudança”, informou Maricélia Cerqueira, presidente da associação.

A população foi orientada para a realização de ações diárias de limpeza preventiva contra focos do mosquito em suas residências e arredores, bem como destacar a importância da mobilização como uma prática que contribui para a construção de uma consciência cidadã coletiva.

“Agradeço a todos os apoiadores e a equipe de trabalho da Prefeitura. Fizemos mais que o faxinaço, deixamos uma mensagem ao povo deste bairro sobre a importância da prevenção”, disse o secretário da Saúde, Alex Lopes.

“Este ano serão 10 bairros com um trabalho mais intenso e não vamos sossegar enquanto houver risco. Este trabalho não aparece na imprensa, mas salva vida”, comunicou o prefeito Assis.

Ouvidoria 

 Na Associação de Moradores foi montada a Ouvidoria Intinerante que deu orientações e recebeu sugestões e reclamações da comunidade. Dentre os problemas identificados pela Ouvidoria é grande quantidade de cisternas descobertas, além de uma fossa que está vazando.

“Já temos um relatório sobre a situação das cisternas e o prefeito autorizou que faca um projeto para que 100% das cisternas sejam tampadas”, disse o Ouvidor, Valdemi de Assis.

O Faxinaço Modelo contou com a presença do prefeito Francisco de Assis, secretários, parceiros (empresas privadas), além dos coordenadores, articuladores e grupos de trabalho municipais envolvidos no Projeto de Mobilização. O bairro foi escolhido por apresentar índices elevados de infestação do mosquito e de casos da doença.