Festa aconteceu no sábado e domingo e tende a crescer, em 2014
Ascom , LEM |
12/02/2013 às 10:44
Muita animação no Carnaval de Luis Eduardo Magalhães, Oeste do Estado
Foto: Ascom LEM
Dois dias de Carnaval em Luis Eduardo Magalhães no Oeste do Estado. O Projeto Retrôfolia aconteceu nos dias 09 e 10 de fevereiro, sábado e domingo na Praça Sérgio Alvim Motta. O primeiro dia de folia foi marcado com grupos musicais, danças regionais, apresentações teatrais enfeitadas com máscaras carnavalescas, apitos, chapéus coloridos e foliões alegres.
O Retrôfolia iniciou as 20:45h com o desfile do Rei Momo e a Rainha pelas ruas, entrega da chave da cidade, apresentação da quadrilha Tira o pé da brasa, os blocos Virou Mexeu, Joaninha, Mamãe eu quero ser, Bloco dos mascarados, e o animado som de percussão do Bloco Olodum.
A festa seguiu noite a fora com o som de frevos e marchinhas, animada pelo conjunto musical Reginaldo e os Anéis de Saturno e a banda Moleke Travesso. Um som característico de um passado em que reinventa o Carnaval Pós-moderno.
Durante o discurso de abertura o Secretário de Planejamento, Carlos Augusto, falou sobre a importância do Retrôfolia para o município, a cultura carnavalesca e as intenções da Prefeitura a longo prazo. Carlos defende a ideia de continuidade nos próximos anos, “este ano o Retrôfolia é apenas um embrião, queremos ver crescer, a Prefeitura plantou na comunidade a semente do carnaval de época”, afirma o Secretário idealizando o projeto para os anos seguintes com a possiblidade de aumentar a proporção do evento.
A Secretária de Cultura e Turismo, Jane Schlosser comenta que o Projeto Retrôfolia está atendendo as expectativas e vê como positiva a abertura da folia caracterizada pela cultura de um carnaval de outros tempos. Jane aborda a importância que um evento desta natureza traz para a sociedade, “ a Prefeitura está investindo na cultura do cidadão, foi se a época em que carnaval era motivo de cidade vazia. A intenção é que o Retrôfolia crie o costume de curtir essa festa popular e paralelo ao Carnaval de época o incentivar o costume dos desfiles de trios elétricos dos diferentes segmentos da musica baiana”, explica a Secretária.