A Secretaria da Prefeitura abriga crianças em três unidades no período do carnaval
AGECOM , da redação em Salvador |
09/02/2013 às 10:20
São centenas deles nas ruas e país trabalham com filhos para sobreviver
Foto: BJÁ
No segundo dia de trabalho efetivo do carnaval (sexta-feira, dia 8/2), as equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza ( Semps) formadas por assistentes sociais, pedagogos, educadores e pessoal de apoio da secretaria fizeram 1.236 abordagens de crianças e adolescentes que estavam no circuito do carnaval e entorno, cadastraram 318 e abrigaram 29 nas três unidades de acolhimento, tirando-as das ruas e permitindo que seus pais trabalhassem despreocupados. Outras 61 crianças retornaram para suas casas ou para casas de parentes, recebendo cestas básicas e acompanhamento permanente por parte da Secretaria. Esta ação da Semps faz parte da campanha “O trabalho infantil vai dançar no carnaval de Salvador”, realizada em parceria com o Ministério Público e com órgãos dos governos federal e estadual desde 2007.
“ Este ano aumentamos o número de profissionais para atuar no período do carnaval e intensificamos as abordagens. Por isso, num só dia de trabalho contatamos mais de mil e duzentas crianças e seus familiares, praticamente o dobro da média diária de abordagens de 2011. Tiramos 90 crianças das ruas evitando que trabalhem de forma irregular, ou que sejam maltratadas física e sexualmente enquanto seus pais trabalham. A aceitação por parte das famílias dessas crianças tem sido excelente e isso me deixa otimista quanto aos resultados nos próximos dias da festa”, comemora o secretário Mauricio Trindade, da Semps.
A Secretaria abriga crianças em três unidades no período do carnaval. Na Escola Municipal Perminio Leite, no Largo 2 de Julho, que tem 40 vagas e abrigou 10 crianças a pasrrtir dessa sexta feira; na escola Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, com 40 vagas e 14 abrigamentos no primeiro dia e, finalmente, no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente ( CIAC) – administrada pelo Governo estadual/ Sedes, com 30 vagas e cinco abrigamentos.
Nas unidades, as crianças recebem da secretaria, além do abrigamento ,alimentação, higiene pessoal e desenvolvem atividades lúdico- pedagógicas. No domingo ( 10) as crianças das escolas Permínio Leite e Senhor do Bonfim participarão do já tradicional baile de carnaval, com muita música, guloseimas, dança e alegria. Os bailes serão realizados na parte da tarde, nas duas unidades de abrigamento.