Em pronunciamento na manhã desta segunda-feira, 4 de fevereiro, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2013, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, afirmou que vai estabelecer o critério de tempo de serviço para recontratação dos profissionais da educação que tiveram seus contratos rescindidos.
De acordo com a necessidade iremos rever os contratos e trazer de volta os profissionais que dedicaram anos de suas vidas ao município de Lauro de Freitas, tanto na educação como em todas as áreas, declarou o prefeito.
Márcio Paiva aproveitou a oportunidade para informar que está sendo feito um levantamento para o pagamento das rescisões dos contratos dos servidores demitidos no mês de janeiro.
O anúncio foi feito na presença de professores, coordenadores, diretores e outros profissionais da educação que estavam reunidos para a Jornada Pedagógica que aconteceu no Terminal Turístico de Portão. O evento, que tem como tema Afetividade: recurso mediado do conhecimento, começou às 9h e se estendeu com atividades durante todo o dia.
Organizada pela Secretaria de Educação (Semed), a Jornada terá continuidade nas escolas municipais, que realizarão encontros durante toda a semana para definir a programação do ano letivo e a abordagem das aulas
O secretário de educação Edmilson Silva falou sobre o estado crítico em que encontrou as unidades escolares e o prédio onde é produzida a merenda escolar, afirmando que todas as escolas serão visitadas para identificar os problemas e corrigi-los. Distância não é desculpa, o nosso município tem 59km² e nós iremos em todas as unidades para ouvir os profissionais da educação, destacou Edmilson Silva.
O secretário ressaltou ainda que município de Lauro de Freitas possui 94 unidades escolares, sendo que apenas 48 são próprias e as demais conveniadas ou alugadas. Edmilson afirmou que ainda este ano será iniciada a construção de novas escolas. Nosso papel é prioritariamente garantir condições de trabalho adequadas para os profissionais da educação e isso envolve reformas e construção de novas escolas. Além disso, vamos implantar projetos e programas para assegurar uma educação de qualidade, afirmou o secretário.
A mesa de abertura da Jornada foi composta pelo prefeito Márcio Paiva, o vice-prefeito Bebel Carvalho, o secretário de educação Edmilson Silva, o coordenador executivo da Semed Raimundo Filho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf) Valdir Silva, e os vereadores Mateus Reis e Carlucho. O evento contou ainda com a presença de secretários do governo.