Salvador

Prefeitura lança Bolsa Família Móvel para cadastrar com mais rapidez

Prefeitura anunciou primeiro que seriam 40 mil novas famílias e agora já fala em 60 mil. Qual é mesmo o número certo?
Agecom , da redação em Salvador | 23/01/2013 às 19:30
Prefeitura estreou novo equipamento no bairro da Paz
Foto: Valter Pontes

Durante visita de trabalho ao Bairro da Paz, na manhã de hoje (23), o prefeito ACM Neto lançou o Bolsa Família Móvel, que vai cadastrar novos beneficiários e regularizar a situação de quem tem pendências para receber o principal programa social do governo federal. Atualmente, cerca de 140 mil famílias da capital baiana recebem o benefício, e a estimativa é que, com a ajuda do Bolsa Família Móvel, mais 60 mil sejam contempladas. 

“Durante a campanha, detectei uma quantidade grande de famílias que poderiam receber o Bolsa Família e não estão recebendo. Isso acontece primeiro porque a prefeitura não digitalizou o cadastramento. Estamos iniciando o processo de digitalização. Só com isso, vamos incluir quase 40 mil famílias em Salvador. A gente detectou também que pelo menos 20 mil famílias não recebem porque não estão cadastradas. Por isso, a ideia de fazer essa unidade móvel para visitar os bairros”, afirmou ACM Neto. 
O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, que acompanhou o prefeito no Bairro da Paz, informou que apenas oito pessoas faziam o cadastramento de todos os programas sociais. Agora, serão cem pessoas, que estão em fase de conclusão do curso de agente social. “Além disso, num prazo de 90 dias vamos resolver essa questão da digitalização do cadastro. Acredito que, no máximo em 90 dias, teremos mais de 200 mil famílias em Salvador recebendo o Bolsa Família”. 
Maurício Trindade afirmou que o cadastramento também será feito nos 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Já os locais visitados pelo Bolsa Família Móvel serão informadas com antecedência através dos próprios Cras, carros de som e em parceria com associações comunitárias e igrejas. Nos próximos dias, as localidades prioritárias visitadas pela unidade móvel são o Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina e todo o Subúrbio.