Diante das reivindicações, ficou acertado que, nesta segunda-feira (21), representantes da Ouvidoria-Geral e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza iniciarão o levantamento das demandas do bairro
PF , da redação em Salvador |
19/01/2013 às 18:37
Secretários do município na comunidade do Arenoso neste sábado
Foto: AGECOM
Todo governante tem de ir aonde o povo está”. Assim parafraseando um dos versos da canção “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, explicou a presença dele mais o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, o ouvidor-geral do Município, Humberto Viana, e representantes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza no bairro do Arenoso, na manhã deste sábado (19).
No encontro, foi apresentado à comunidade o parecer da equipe técnica da Sucop, que sinaliza a necessidade de relocação de algumas construções existentes nas margens e sobre o próprio canal para que não haja contenção da vazão de água quando da ocorrência de fortes chuvas.
Antiga moradora da localidade, Sonia da Silva Santana manifestou preocupação com aqueles que estão com suas residências sobre o canal e propôs que fosse feito o cadastramento de todos os moradores nestas condições para que soluções, em comum acordo, fossem adotadas. Também sugeriu que toda a comunidade fosse comunicada oficialmente das medidas.
Diante das reivindicações, ficou acertado que, nesta segunda-feira (21), representantes da Ouvidoria-Geral e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza iniciarão o levantamento das demandas do bairro. O secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, por sua vez, informou que uma equipe técnica fará o mapeamento e delimitação da área na qual as construções estão sobre o canal para cadastrar e entrar em contato com os moradores.
Como forma de não prejudicar as famílias em situação de risco, o secretário Fontana levantou a possibilidade de inclusão daqueles cujas residências estão sobre o canal no programa Minha Casa Minha vida, além da cessão do auxílio-moradia. Aleluia reforçou a orientação do prefeito de não haver nenhuma ação sem a negociação e o consenso da comunidade local.
Segundo o ouvidor-geral Humberto Viana, conforme determinação do prefeito ACM Neto, as reuniões com as comunidades sempre serão feitas com o objetivo de esclarecer a população do papel da prefeitura, fortalecer a cidadania e possibilitar que a comunidade participe no auxilio da solução dos principais problemas das localidades.