A operação, que nos dois dias terá início às 8h30 e término às 18h, vai contar com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/01/2013 às 15:35
Prefeitura retira carros e deixa cones no meio da rua, o que dá no mesmo
Foto: BJÁ
A Secretaria Municipal de Ordem Pública dá continuidade, neste sábado (12) e domingo (13), à operação de requalificação da orla de Salvador. No último final de semana, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte, através da Transalvador, começou uma ação para coibir o estacionamento em local proibido na Barra. Agora, o objetivo é disciplinar o comércio de rua entre a Ladeira da Barra e o Cristo.
A operação, que nos dois dias terá início às 8h30 e término às 18h, vai contar com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Hoje (11), o titular da pasta, Maurício Barbosa, assegurou, em conversa por telefone com a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf, a parceria das polícias Militar e Civil. “O intuito é ordenar o comércio informal na Barra, filtrando aqueles ambulantes que não têm licença e retirá-los do local, num processo de ordenamento”, afirmou Rosemma Maluf. A secretária estará acompanhando a operação no início da manhã deste sábado ao lado do titular da pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade.
O coordenador de Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, Paulo Viana, disse que a maior parte dos ambulantes que atuam na Barra não possuem licença. “Eles ocupam irregularmente as calçadas, colocando em risco a segurança das pessoas, com os mais diversos tipos de comércio. Nosso objetivo é justamente garantir a segurança de quem mora e de quem visita a localidade”, salientou Viana.
Workshop – Na última quarta-feira, a secretária de Ordem Pública teve a primeira reunião com representantes de associações dos trabalhadores informais. Na próxima terça-feira, será feito um workshop com 25 lideranças do segmento justamente para construir um novo modelo de ocupação do espaço de rua da Avenida Sete de Setembro. Esse trabalho de reorganização e requalificação do comércio de rua contará com a parceria do Sebrae. Além disso, a secretaria já começou a fazer o recadastramento dos ambulantes.
Hoje, durante visita à sede da Secretaria da Ordem Pública e da Limpurb, o prefeito ACM Neto determinou ainda a organização do comércio de rua em outros pontos da cidade, sempre dialogando com os ambulantes e feirantes. Ele citou outros pontos como a Estação Rodoviária, a rótula da feirinha de Cajazeiras, a Calçada e a Baixa dos Sapateiros.